Funcine comemora 21 anos
19/09/2010
Lixo eletrônico
20/09/2010

Ruas viram estacionamentos

Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 20/09/2010)
O entorno da Praça Tancredo Neves, no Centro de Florianópolis, é um exemplo da falta de planejamento urbano que domina a paisagem da Capital. Nos últimos anos, pelo menos três ruas foram fechadas para dar lugar a estacionamentos privativos de órgãos públicos – da Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça. Uma quarta rua está inviabilizada para o trânsito por causa das obras de construção do novo prédio do Tribunal de Contas do Estado.
O colaborador da coluna que registrou as duas imagens publicadas aqui tem dois questionamentos: quem autoriza esse tipo de modificação na malha viária central; e se houve um estudo de impacto relacionado à mobilidade urbana. “Ao que nos consta, não houve nada disso. O poder público atendeu a solicitações do Legislativo e o Judiciário para o fechamento das ruas e a população tem que sofrer calada”, observa.
Excesso
Para o colaborador da coluna Daniel Costa “não temos em Floripa falta de espaço, temos sim o excesso de carros nas ruas. Não estamos na ‘temporada’ e não sobram quase espaços para as pessoas caminharem, porque calçadas se tornam estacionamentos. Acorda sociedade! A maior parte dos congestionamentos é causada pelos ‘individualistas egoístas’ que estacionam onde querem, prejudicando o fluxo do trânsito, atingindo pedestres, ciclistas e a eles próprios”.
Mudança
Famílias de classe média que há anos optaram por uma vida mais tranquila, afastada do burburinho central, estão voltando a residir no Centro ou nos bairros próximos. Não são poucos os relatos transmitidos a este colunista por cidadãos florianopolitanos que desistiram de morar nos balneários do Norte e Sul da Ilha de Santa Catarina por conta de dois fatores: a imobilidade urbana e a violência.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *