Construção verde ganha adeptos no País
08/09/2010
Difícil de resolver
09/09/2010

Prefeito de Biguaçu vai à Brasília defender estaleiro da OSX

Da coluna Informe Econômico, por Estela Benetti (DC, 09/09/2010)

O prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, entregou ontem para Marília Marreco Cerqueira (foto), assessora especial da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, as mais de 500 páginas com declarações de entidades e instituições de Santa Catarina favoráveis à instalação do estaleiro OSX no município. A executiva agradeceu a iniciativa e disse que vai encaminhar para os técnicos do Ibama e ICMBio, por intermédio da ministra Izabella. Castelo disse que essa é uma resposta ao empresário Eike Batista, que declarou: “Me provem que somos bem-vindos”.

E hoje, o prefeito e o secretário de Planejamento do Estado, Vinícius Lummertz, vão entregar, no Rio, cópia das moções de apoio ao presidente da OSX, Luiz Eduardo Guimarães Carneiro, e ao diretor de Sustentabilidade do Grupo EBX, Paulo Monteiro.

Vozes e o protesto
Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 09/09/2010)

Vozes – Enquanto o prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, e outras autoridades se empenham para garantir a instalação do estaleiro da OSX em Santa Catarina, há vozes dissonantes que se movimentam constantemente.

O protesto – Neste sábado, às 16h, na praia das Flores, a Associação do Bairro de Sambaqui (ABS) promove manifestação contra o empreendimento do Grupo EBX.

SC quer o Estaleiro da OSX em Biguaçu
(Prefeitura de Biguaçu / De Olho na Ilha, 08/09/2010)

O Prefeito Municipal de Biguaçu, José Castelo Deschamps, viajou para Brasília na manhã desta quarta-feira (08/09/2010), onde, às 15h:30m, tem reunião agendada com a Dra. Marília Marreco Cerqueira, coordenadora do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Foram convidados pelo Prefeito, mas até o momento do fechamento desta matéria ainda não haviam confirmado presenças, o Governador do Estado de Santa Catarina, Leonel Pavan, o Ministro da Pesca, Altemir Gregolin, e o Deputado Estadual Edson Andrino, coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense em Favor do Estaleiro OSX em SC.

Na reunião com os técnicos do MMA que estão coordenando o licenciamento do Estaleiro OSX, Castelo vai protocolar a entrega, para a Ministra Izabella Teixeira, de uma encadernação contendo mais de 500 páginas, nas quais estão reunidas as manifestações de apoio à instalação do Estaleiro OSX-Brasil em Santa Catarina, no município de Biguaçu.

Tratam-se de moções favoráveis assinadas por instituições sociais, econômicas e políticas de todo o Estado de SC, além de manifestações de apoio dos mais diversos segmentos publicadas pela imprensa.

O documento é uma resposta ao empresário Eike Batista que, ao ser consultado sobre a manutenção do seu estaleiro em SC, pediu provas de que seria bem-vindo ao Estado.

O Prefeito Castelo afirmou que “é sabido que a grande maioria da população de Biguaçu e de boa parte do Estado de SC é amplamente favorável à presença do investimento em Biguaçu. Estamos apenas materializando essas manifestações favoráveis numa coletânea com mais de 500 páginas contendo as posições das principais lideranças políticas, econômicas e sociais do Estado”.

O documento, dividido em cinco partes, contém em sua abertura as manchetes mais importantes recolhidas de jornais de grande circulação, como a que deu cobertura à primeira visita da presidenciável Dilma Roussef a Florianópolis, na qual afirmou: “Sou amplamente favorável ao estaleiro em Biguaçu”.

A segunda parte contém depoimentos de lideranças políticas e empresariais, todas favoráveis à manutenção do empreendimento na cidade, entre as quais destacam-se a do Ministro Altemir Gregolin, de candidatos ao Governo do Estado de SC (Angela Amin, Ideli Salvatti e Raimundo Colombo), do Governador do Estado, Leonel Pavan, além de senadores, deputados federais, deputados estaduais e presidentes de federações como a Facisc (Alaor Tissot) e da Fiesc (Henry Quaresma).

Seguem-se as moções assinadas individualmente por expressivo número de associações empresariais, associações de moradores, conselhos comunitarios de segurança, partidos políticos, sindicatos, universidades, igrejas, etc… O volume é completado com uma coletânea dos principais artigos, opiniões e reportagens publicadas sobre a importância do projeto para o município de Biguaçu e para o Estado de Santa Catarina.

Em virtude do empresário Eike Batista estar viajando, o prefeito Castelo será recebido na quinta-feira (09.10.2010) às 09h:30m no Rio de Janeiro pelos diretores da EBX e OSX, Luiz Carneiro e Paulo Monteiro. Na oportunidade, entregará uma cópia do documento elaborado pelo Governo de Biguaçu para demonstrar claramente que a opção da maioria dos catarinenses é pela permanência do empreendimento em nosso território.

(Prefeitura de Biguaçu / De Olho na Ilha, 08/09/2010)

Município de SC apoia instalação de estaleiro na Grande Florianópolis
(Por Luciane Kohlmann, Cana Rural, 08/09/2010)

Empreendimento está avaliado R$ 2,5 bilhões e deve gerar mais de quatro mil empregos diretos

O prefeito do município catarinense de Biguaçu, José Castelo Dschamps, entregou nesta quarta, dia 8, ao Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, um documento com manifestações de apoio à instalação do estaleiro da empresa OSX na cidade da Grande Florianópolis. O Instituto Chico Mendes está avaliando o licenciamento ambiental da obra. O empreendimento está avaliado em R$ 2,5 bilhões e promete gerar mais de quatro mil empregos diretos na região.

A assessora especial do Ministério, Marília Cerqueira, recebeu o material de 500 páginas, com reportagens de jornais, depoimentos de lideranças políticas e assinaturas de entidades que apóiam o empreendimento em Biguaçu. O documento será encaminhado à ministra Izabella Teixeira, ao Ibama e ao Instituto Chico Mendes. A previsão é que o governo federal divulgue um parecer sobre o impacto ambiental da obra até o fim deste mês.

– É importante, para que nós possamos ter melhor salário, melhor qualidade de vida. Para termos uma economia forte, precisamos ter este empreendimento no município que vai gerar renda e emprego.

(Por Luciane Kohlmann, Cana Rural, 08/09/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *