Justiça determina licitação pública para o Mercado
03/09/2010
Agenda de 06 a 12 de setembro de 2010
03/09/2010

Novo Ciclo apresenta “lixo zero” em Ituporanga

Ituporanga dá o primeiro passo para tornar-se Lixo Zero

Evento de lançamento do projeto “Ituporanga Lixo Zero 2020″ terá palestra da Novociclo sobre gestão de resíduos.

Nesta terça-feira, dia 31, o município de Ituporanga dá o primeiro passo para tornar-se Cidade Lixo Zero. A Fucas – Fundação Casan – promove a partir das 20 horas, no Parque Ingo Altenburg, o evento de lançamento do projeto Ituporanga Lixo Zero 2020. Durante o evento, o engenheiro Rodrigo Sabatini, presidente da Novociclo, empresa especializada em consultoria de gestão de resíduos, vai explicar o conceito de Lixo Zero e de que forma a população, a administração pública e as empresas podem atuar para que o objetivo seja alcançado.

O projeto Lixo Zero prevê que materiais que usualmente são descartados no lixo comum – ou levados para reciclagem sujos e misturados – sejam encaminhados para usinas e fábricas que os utilizam como matéria prima. Entre os materiais estão: embalagens de papel, plástico, tetrapak, latas de alumínio, garrafas e até óleo de cozinha. “A proposta é reutilizar e reciclar todos os materiais possíveis, reduzindo o lixo enviado ao aterro sanitário a quase zero”, explica Sabatini.

Espaço Recicle – Coqueiros – O palestrante vai falar sobre uma iniciativa que está dando resultados animadores em relação à conscientização ambiental e ao reaproveitamento de resíduos em Florianópolis. Desde março a Novociclo administra o Espaço Recicle, um container localizado no Parque de Coqueiros, que recebe vários tipos de materiais para serem encaminhados à reciclagem. A iniciativa já conta com a participação de aproximadamente 4.500 pessoas e chega a recolher mensalmente cerca de 12 toneladas de material.

A ideia é que Ituporanga possa ter seu próprio Espaço Recicle, dentro do parque Ingo Altenburg. E para viabilizar a iniciativa, com o evento de lançamento, a Fucas pretende promover um fórum de debate entre a comunidade e lideranças locais.

O coordenador de relações institucionais da Fucas Rodrigo Leite explica que a sustentabilidade não deve ser encarada apenas como política pública. “É importante que as ações sustentáveis se tornem parte da cultura, que sejam arraigadas na população para perpetuar pelas futuras gerações. Sabemos que a Fucas não vai resolver os problemas ambientais do planeta, mas temos consciência de que podemos atuar como sementes, assim como a Novociclo, parceira neste projeto”.

(Por Michelle Araújo, Dialetto Comunicação, 31/08/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *