Semana da Mobilidade Sustentável Floripa 2010
10/09/2010
A multa do Chico Mendes contra estaleiro
10/09/2010

Prefeitura e Comcap em parceria com FloripAmanhã e Nosso Lixo lançam Projeto Recicla Bem para lojistas do Centro da Capital.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Comcap, e as organizações FloripAmanhã e Nosso Lixo realizam mutirão educativo no Mercado Público e no Camelódromo Municipais nesta sexta-feira (10 de setembro), ocasião em que será lançado o Projeto Recicla Bem Floripa.

O projeto tem o objetivo de tornar o Centro da Capital uma referência de sustentabilidade na gestão dos resíduos sólidos, explica a gerente do Departamento Técnico da Comcap, engenheira Flávia Guimarães Orofino.

Ganho de R$ 1,5 milhão ao ano para a cidade

Desde que a coleta seletiva passou a ser realizada diariamente pela Comcap, em fevereiro de 2009, informa o presidente Wilson Cancian Lopes, o Centro passou a responder por 30% da produção total da coleta seletiva na cidade. “A média de 190 toneladas que coletávamos por mês em toda a cidade até o ano de 2008, hoje é tirada somente do Centro de Florianópolis”, compara Lopes.

Em 2009, a Comcap coletou em torno de 5 mil toneladas de materiais recicláveis em Florianópolis o que representa um valor estimado de R$ 1,5 milhão em ganhos para a cidade. Além da redução do custo público com aterramento de lixo, a coleta seletiva fomenta receita nas associações de catadores. Os materiais doados pela prefeitura permitem hoje a remuneração de pelo menos 120 pessoas.
Melhorar a separação dos resíduos

De acordo com a gerente da Divisão de Coleta Seletiva, Maria Cristina de Oliveira Monteiro, contudo, ainda é preciso incentivar uma melhor separação dos materiais. “Para potencializar os ganhos ambientais e sociais, precisamos estimular o cidadão a separar adequadamente os materiais. Essa primeira atitude é fundamental para toda a cadeia da reciclagem”, aponta, sobre a conveniência de ações de educação ambiental como esta promovida em parceria com Nosso Lixo e FloripAmanhã.

Mutirão de educação ambiental

QUANDO 10 de setembro de 2010 SEXTA-FEIRA a partir das 9h

ONDE Vão Central do Mercado Público

PROGRAMAÇÃO

* 9h – Abertura – Lançamento do Projeto Recicla Bem Floripa

1. Manifestações de representantes da Comcap, FloripAmanhã, Nosso Lixo e Administração do Mercado e Camelódromo – PMF;

2. Apresentação do esquete teatral Chico e Benta

3. Apresentação do esquete teatral Dona Tainha e Vento Sul

4. Exposições com materiais recicláveis e informativos dos parceiros

Após a abertura Chico e Benta e Dona Tainha e Vento Sul juntamente com toda a equipe de divulgação percorrem o Camelódromo Municipal para a abordagem aos lojistas.

* 12h – Almoço
* 13h30min – Segue abordagem aos lojistas do Mercado Público e entorno.
* 17h – Encerramento das atividades.

OBJETIVOS DO PROJETO

* Transformar o Centro da Capital em modelo de sustentabilidade na questão dos resíduos sólidos
* Tornar o Centro de Florianópolis um modelo de reciclagem dos resíduos sólidos
* Sensibilizar os lojistas para participar da coleta seletiva realizada diariamente, de segunda a sexta-feira, às 19h
* Orientar como proceder na separação dos materiais recicláveis e como dispor estes para a coleta seletiva.
* Agregar valor ambiental ao estabelecimento de comércio e serviço com a destinação adequada dos resíduos sólidos
* Melhorar o fluxo de trânsito e a qualidade da paisagem do Centro
* Dar condições adequadas de trabalho aos catadores
* Contribuir com a preservação ambiental.

(PMF, 09/09/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *