Florianópolis é a sétima cidade catarinense em ranking de desenvolvimento
28/09/2010
Turismo e biodiversidade
28/09/2010

Muro de contenção na Praia da Armação está pronto

Pedras em todo o caminho
Muro de contenção ficou pronto e vai proteger as casas do avanço do mar, mas não o turismo, na próxima temporada de verão

O muro de contenção de pedras na Praia da Armação do Pântano do Sul, em Florianópolis, já está pronto. A barreira protege as casas da invasão do mar nos casos de grandes ressacas, como a que destruiu 16 residências em maio. Mas sem faixa de areia, a barreira não garante o retorno de turistas na próxima temporada de verão.

No 1,6 quilômetro de extensão do muro, não há como chegar ao mar em frente à praça onde está a Igreja de Sant’Anna sem escalar as pedras. Para o presidente da Associação dos Pescadores da Armação, Fernando Sabino, a conclusão da obra foi importante para frear os estragos da erosão. Agora, o que ele espera é o cumprimento da revitalização do espaço.

– Prometeram fazer a melhoria, mas não falaram em datas – diz.

Como o DC já havia divulgado em agosto deste ano, a revitalização da praia não está prevista para esta temporada. O chefe de gabinete da prefeitura da Capital, José Nilton Alexandre, afirma que somente depois das eleições serão retomadas as discussões para viabilizar o projeto, que prevê a construção de calçadão e ciclovia, além de escadas de acesso ao mar.

– Para este verão não há mais tempo, mas queremos aprovar a proposta ainda este ano para entrar no orçamento de 2011 – promete Alexandre.

Dono de uma loja de informática do bairro, Fábio de Castro acredita que na próxima temporada ainda haverá o que chamou de “turismo da desgraça”. Ele acredita que o balneário se tornará local de hospedagem para quem vai às praias com natureza preservada, porém sem infraestrutura, como Matadeiro e Lagoinha do Leste.

– Espero que coloquem aparelhos de ginástica e ciclovia no espaço para atrair visitantes e manter o movimento na Armação, o que garante nosso sustento – diz Castro.

De acordo com o secretário executivo de Turismo de Florianópolis, Homero Gomes, serão intensificados os eventos no Sul da Ilha para tranquilizar os empresários locais, entre eles, o pré-Carnaval e o tradicional Carnaval. A prefeitura também vai participar de dois congressos de turismo este ano onde serão apresentadas as tarifas e os atrativos dos hotéis da região.

Os R$ 10 milhões de verba emergencial para a construção do muro de contenção vieram do governo federal, em maio.

(Por ROBERTA KREMER, DC, 28/09/2010)

PRAIA DA ARMAÇÃO: Discussões só após as eleições

Entre os moradores que perderam suas casas com as ressacas de maio na Armação está Olgabel Gomes da Rosa. Hoje ela vive com os três filhos em uma edícula no seu albergue, no Pântano do Sul. O novo lar foi reformado com móveis, janelas e portas salvos da antiga construção.

– Quando ouço o barulho do mar, à noite, fico preocupada e me lembro da terra sendo escavada pelo mar até levar minha casa – conta.

Assim como o muro não traz de volta a casa de Olgabel, também não soluciona o problema dos pescadores da região, que dizem que o nível do mar no ancoradouro tem um metro e meio, quando, há dois anos, era de quatro metros.

– Quando o vento de leste sopra, as ondas quebram mais forte no mar raso. Os pescadores não dormem com medo de terem seus barcos afundados – explica o presidente da Associação dos Pescadores, Fernando Sabino.

Desde 2000, a organização reivindica a execução do projeto de engordamento da praia. Com a dragagem, a área do porto seria afundada. Também foi pedido o desassoreamento dos rios Quinca e Sangradouro, que desembocam na praia. O chefe de gabinete, José Nilton Alexandre, também diz que a prefeitura vai aguardar o fim das eleições para buscar um convênio com o Estado a fim de fazer um estudo de impacto ambiental para o engordamento da praia.

(DC, 28/09/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Marco Lyra disse:

    Entre no YOUTUBE, digite Bagwall e assista o video dessa nova tecnologia de sucesso no controle da erosão costeira no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *