Comcap programa colaboração formal ao Revolução dos Baldinhos
02/09/2010
Mercado, Vidal Ramos, Cultura e Coqueiros
02/09/2010

Eventos e tempo bom atraem turista para feriado em SC

É grande a expectativa do trade turístico de Santa Catarina para o feriadão de 7 de Setembro. Em Florianópolis, a ocupação da rede hoteleira deve chegar a 60%, e em Balneário Camboriú, a 80%. Os turistas vêm atraídos pela previsão de tempo bom e os eventos marcados para o fim de semana. A Parada da Diversidade, na Capital, e o Rally Náutico, em Balneário, aquecem o setor.

Dois voos charter pousarão no sábado no Aeroporto Hercílio Luz, da Capital, vindos do Chile. O coordenador de operações do aeroporto, Aílton Carlos Machado, observa que, este ano, a temporada de voos fretados começou mais cedo, o que pode representar um bom indício para a temporada. Geralmente os charters chegam em outubro ou novembro.

Mas a maioria de turistas será mesmo de brasileiros, principalmente dos paranaenses, pois dia 8 de setembro é feriado na capital de Curitiba. Isso contribui para ampliar em 30% a quantidade de turistas em relação ao ano passado, segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) de SC, Mário Lobo Filho.

– Florianópolis agora está na prateleira das operadoras de turismo, que passaram a vender o produto de SC, diferente do que ocorria antes.

O clima ameno é um bom atrativo para a vinda de turistas, principalmente nos balneários, na opinião do presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, Tarcísio Schmitt.

Em Balneário Camboriú, não só o clima é atrativo, mas também eventos como o Rally Náutico, na Marina Tedesco, que ocorre entre amanhã e sábado. Os hotéis centrais serão os mais beneficiados, com ocupação entre 70% a 80%.

– Esse feriado é tradicionalmente um termômetro, nos dá a expectativa da temporada. Os hoteleiros e donos de restaurantes se preparam contratando pessoal. A flexibilidade de horários do comércio também é um diferencial – destaca Karina Peters, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú (Sindisol).

O presidente da Federação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de SC, Estanislau Bresolin, acredita que o maior indicativo da temporada só será conhecido a partir das festas de outubro. É quando ocorrem congressos do setor, que permitem um raio-x mais preciso.

– É claro que quando feriados têm bom movimento, já é um indicativo de que as pessoas estão viajando.

(Por ALÍCIA ALÃO, DC, 02/09/2010)

Aposta no público GLS

Nos próximos dias, a economia de Florianópolis deve movimentar entre R$ 5 a 6 milhões extras. Esta é a expectativa do organizador da Parada da Diversidade, Tiago Silva, que contabiliza os gastos do público com hospedagem, restaurantes, festas, transportes e comércio, em geral.

A aposta nas vendas é tanta que o Shopping Beiramar, localizado na avenida em que será realizada a Parada, hasteará um banner de boas-vindas ao público GLS.

– Isso é um marco pelo pioneirismo, significa que as pessoas entendem que o mercado GLS cresce no Brasil e em Florianópolis, em particular. Fazemos na baixa temporada justamente para aquecer a economia, traz um retorno significativo para a cidade – afirma Silva.

É um público que tem o hábito de sair bastante e consumir, na visão do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em SC, Fábio Queiroz.

A demanda é tanta que espaços não focados no público GLS abrirão as portas nessa época do ano para atender as 100 mil pessoas esperadas para o evento.

– As casas especializadas não dão conta de atender o público – observa Queiroz.

É o caso do produtor Rafael Silveira, que organiza uma festa específica para atender os turistas que chegarão para a Parada da Diversidade. A balada será numa casa que não atende esse público, tradicionalmente, mas é focada em pessoas com alto poder aquisitivo.

– A proposta da festa é atingir a classe A, na segunda-feira, encerrando as festividades da Parada da Diversidade. Sabemos que é um público mais exigente, com ticket médio de consumo altíssimo. Geralmente são solteiros e estão enquadrados em cargos e carreiras profissionais superiores – observa Silveira.

O produtor afirma que os comerciantes que já trabalharam com o público GLS comprovam que eles são ótimos clientes, por isso, a importância de investir em eventos e atendimentos de qualidade.

Tiago Silva lembra que o setor de serviços está começando a perceber a importância de atender bem os GLS, à medida que entendem como um forte nicho de mercado. E ressalta que em Florianópolis existe uma lei, aprovada há um ano, que pune a prática de discriminação em estabelecimento comercial.

A realização de eventos de grande porte, como a Parada da Diversidade, são sempre bem-vindos para a economia local, na avaliação de Estanislau Bresolin, presidente da Federação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Santa Catarina.

– Qualquer atividade que traga pessoas movimenta a cidade, daí a importância de termos bons centros de convenções e eventos para atrair turistas em todas as épocas do ano, não só na temporada ou quando o tempo está bom – observa.

(DC, 02/09/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *