Difícil de resolver
09/09/2010
Relatório que aponta valor da biodiversidade para políticas locais é lançado em Curitiba
09/09/2010

Confirmação histórica e o resgate de um símbolo

Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 09/09/2010)

Confirmação histórica

José Henrique Orofino da Luz Fontes enviou para a coluna uma cópia da publicação “Pensamentos, Palavras e Obras – Caderno 2”, escrita por seu avô, Henrique da Silva Fontes, sobre a luta para implantação da Universidade Federal de Santa Catarina, nas décadas de 1950 e 1960. No caderno constam os documentos legais da doação do terreno do Governo do Estado para o Governo Federal, ocorrida em 1954, com plano de ocupação (criação do campus) em 9 de janeiro de 1957. “É um absurdo o posicionamento do Governo Federal em querer cobrar por algo que recebeu graciosamente”, assinala José Henrique, a propósito da dificuldade enfrentada pela prefeitura de Florianópolis para alargamento da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no bairro Pantanal.

Resgate…

O comendador Roberto Laus, do Almoço das Estrelas, observa, a respeito da nota de ontem sobre o esqueleto do Miramar existente no Centro, que em 1999 o artista plástico e engenheiro Átila Ramos esboçou um projeto para reconstrução do prédio histórico demolido no governo de Colombo Salles. Muito melhor, sem dúvida, do que a instalação implantada para estabelecer um marco memorial do antigo trapiche municipal, construído na década de 1920.

… de um símbolo

“Creio que R$ 25 milhões para reformar um edifício (ex-cadeia pública e câmara de vereadores), os 10% que seriam destinados a uma ONG (?) seriam suficientes e, se colocarmos, no máximo, R$ 10 milhões, o Miramar poderia vir a ser novamente ressuscitado para abrigar, quem sabe, um museu, casa de shows, etc. e tal”, destaca o comendador Roberto Laus.

Ausência

Um questionamento de cidadãos florianopolitanos: se a Secretaria de Transportes da Capital está sem titular desde a saída do vice-prefeito João Batista Nunes – candidato a deputado estadual – quem está cuidando da nossa mobilidade urbana? Será que é por isso que a situação está cada vez pior nas nossas ruas? E por que não temos um departamento de engenharia de tráfego atuando junto à prefeitura de Florianópolis?

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *