Mudanças climáticas e botânica brasileira são temas de workshop na UFSC
06/08/2010
Sebrae lança a série "Santa Catarina em números"
06/08/2010

Vida e Natureza no Século XXI é tema de curso de extensão gratuito na UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverá o curso de extensão Vida e Natureza no Século XXI. Com início em 17 de agosto, estão programados 12 encontros semanais de 3 horas, das 18h30 às 21h30, totalizando 36 horas.

São oferecidas 40 vagas (por ordem de inscrição) e os interessados podem se inscrever, até o dia 13 de agosto, através do endereço www.ecoh.ufsc.br/curso.htm. Como taxa de inscrição, deverá ser doado um par de chinelos, de qualquer numeração (tamanho). As doações serão destinadas ao Hospital Universitário (HU) da UFSC.

O curso pretende discutir alguns dos temas atuais relacionados à vida e à natureza, tendo como pano de fundo a crise socioambiental mundial, a partir da análise sobre as relações entre seres humanos e natureza. Além disso, será abordado o tema sustentabilidade, a questão da biotecnologia e da bioética, as relações entre religião e evolução, os problemas relacionados à conservação biológica e outros assuntos correlatos, como as pedagogias culturais da natureza e os sistemas de conhecimento ecológico local.

O público-alvo é formado por profissionais, graduados e alunos das últimas fases que desejam aprofundar e reciclar seus conhecimentos numa perspectiva interdisciplinar. Destina-se, também, àqueles que desejam debater, estudar e refletir sobre alguns tópicos e problemas relacionados à vida e à natureza na atualidade.

Programa:

· Relações homem-natureza;

· Crise ambiental: mito ou verdade?;

· Evolução e religião;

· Biotecnologia;

· Bioética;

· Experimentação animal;

· Pedagogias culturais sobre natureza;

· Bioarte;

· Conservação biológica;

· Ecologia, etnoecologia e conhecimento ecológico local;

· Conclusão do curso.

Coordenação

Professora Natalia Hanazaki – Departamento de Ecologia e Zoologia – Centro de Ciências Biológicas (CCB)

Coordenação Geral de Cursos de Extensão em Estudos Interdisciplinares/Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão UFSC

Outras informações pelo site www.ecoh.ufsc.br/curso.htm ou pelo e-mail cursovidaenatureza@gmail.com.

(Por Margareth Rossi, Agecom/UFSC, 04/08/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *