Marcada audiência pública sobre desocupação de área no aterro
03/08/2010
Palhoça na rota dos investimentos
03/08/2010

Veja como foi o primeiro dia do Seminário de Planejamento do verão 2011

Confira o resultado do Painel 1 do Seminário de Planejamento
Abrindo os painéis do Seminário Floripa Verão 2011, o primeiro tema debatido foi: A Infra Estrutura Geral: o sistema viário e o fornecimento de água e energia.
* CASAN – Pedro Roberto Abel – Diretor da Região Metropolitana de Fpolis
* CELESC – Engº Adriano Luz, Chefe da Divisão Técnica da Agência Regional Florianópolis
* DEINFRA – Nelson G. Picanço – Consultor Executivo
* Secretaria Municipal de Obras – Luiz Américo Medeiros – Secretário Municipal de Obras
* Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental – Nelson Bittencourt – Secretário Adjunto Habitação e Saneamento Ambiental
* Coordenador: Engº Átila Rocha dos Santos – Presidente do IPUF e Secretário Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental
O Secretário Adjunto de Habitação e Saneamento Ambiental, Nelson Bittencourt, destacou que o público estimado para o ano de 2011 é de mais de 800.000 pessoas, entre população urbana e flutuante. Contudo, de acordo com a demanda de abastecimento dos mananciais que atendem Florianópolis, para o próximo ano, teremos um déficit de abastecimento de 20%. Por isso, a Secretaria está programando para a próxima temporada a implentação do projeto “Guerra do Desperdício”, a fim de conscientizar a população do uso de água com consciência e racionalidade.
Pedro Roberto Abel, Diretor da Região Metropolitana de Florianópolis da CASAN, falou do projeto da instituição para a temporada de verão. As principais ações programadas para este período serão: o acionamento da interligação do Sistema Integrado com o Sistema Costa Norte, possibilitando assim, o aumento da vazão em aproximadamente 60 litros por segundo, a ampliação de Sistemas de Captação e Tratamento nas localidades de Vargem Grande / Daniela / Ratones / Praia Brava / Cachoeira do Bom Jesus – Sistema complementar e excepcional de abastecimento – Vazão estimada 70 l/s, e abastecimento complementar com carros-pipa.
O Secretário Municipal de Obras, Luiz Américo Medeiros, destacou as obras que estão sendo realizadas na Avenida Beira Mar Norte, bem como a construção do Trevo da Seta, recuperação da praia da Armação do Pântano do Sul e nos meses de outubro e novembro acontecerão operações de recuperação e melhoria no pavimento de várias vias públicas.
Nelson Picanço, Consultor Executivo do DEINFRA, comentou sobre as obras de duplicação da SC 401, do trevo de Jurerê até o trevo dos Ingleses, com prazo de execução de 15 meses.
Painel 2 trata sobre entretenimento
O segundo painel do primeiro dia do Seminário de Planejamento – Operação Floripa Verão 2011 teve como tema: A Agenda Cultural e o uso dos espaços públicos para eventos.
Participaram:
* SETUR – Homero Gomes – Secretário Executivo de Turismo
* RBS – Leandro Piazza – Gerente de Eventos do Grupo RBS
* Franklin Cascaes – Roseli Maria da Silveira Pereira – Superintendente Adjunta
* ALL Entretenimento – Doreni Caramori – Presidente
* Coordenadora: Maria Cláudia Evangelista – Diretoria Executiva do Florianópolis Convention & Visitors Bureau
O Presidente da ALL Entretenimento, Doreni Caramori, apresentou os principais eventos organizados pela empresa e comentou a importância de trabalhar a questão do entretenimento, assunto ainda não muito debatido. De acordo com Doreni é muito fácil organizar eventos durante a alta temporada, difícil é atrair público durante a baixa temporada, e é este um dos principais desafios da ALL Entretenimento.
O Secretário Executivo de Turismo, Homero Gomes, falou que a Secretaria vai priorizar a divulgação e promoção da cidade em eventos como a ABAV, FIT e Festival de Turismo de Gramado, chamando o turista para os três principais produtos da SETUR: Natal, Réveillon e Carnaval. Homero destacou também que a Secretaria vai monitorar a satisfação do público nestes eventos, com a realização de uma pesquisa. Além disso, está sendo elaborada uma ferramenta dentro do portal corporativo da PMF para a divulgação de todos os eventos que serão realizados na cidade. Para finalizar, Homero disse que vai sugerir ao Prefeito para que seja feita uma normatização para obtenção de autorização para eventos em espaços públicos, evitando assim a burocratização.
Durante sua exposição, Leandro Piazza, gerente de eventos do Grupo RBS, destacou a programação do Floripa Tem, evento realizado pela empresa com o intuito de valorizar o que tem de melhor no verão em Florianópolis. De acordo com Leandro, o evento conseguiu atrair a atenção publicitária de grandes empresas quanto as potencialidades da cidade durante a temporada.
A Superintendente Adjunta da Fundação Franklin Cascaes, Roseli Pereira, falou que a instituição estará lançando para a temporada de verão um edital que prevê apresentações culturais em toda a cidade, nas áreas de dança, música popular, teatro e artes visuais. Além disso, a Franklin Cascaes realizará alguns eventos no Natal como: a abertura do ciclo natalino com curso de confecção de presépios para as comunidades e a caravana natalina. Ainda como projetos para a temporada, a instituição fará um cadastro de consulta de cultura com os artistas e grupos locais, para que instituições e população em geral tenham os contatos, para caso haja interesse em contratação.
Painel 3 falou sobre a balneabilidade e as unidades de conservação
O Painel 3 do Seminário de Planejamento – Floripa Verão 2011 teve como tema: A Balneabilidade e o uso das unidades de conservação para o turismo.
Participaram:
* FLORAM – Danilo Funke – Gerente de Unidade de Conservação da FLORAM
* FATMA – Murilo Flores – Presidente
* ABETA – Sérgio José Machado – Presidente
* ASSOCIAÇÃO DAS ESCOLAS E OPERADORAS DE MERGULHO SC – Júlio César Silva – Presidente AEOMESC
* Coordenador: Profº Sérgio Grando – Diretor Geral da – AGESAN (Agência Reguladora de Serviços de Saneamento do Estado)
Cada painelista falou sobre a instituição que representa e destacou a importância de discutir a questão da balneabilidade nas praias da Capital e a manutenção das unidades de conservação.
Mais informações você poderá conferir no Documento de Ações que será divulgado no final do seminário e postado no site da Prefeitura.
Case de sucesso: Bandeira Azul
Modelo de Gestão Compartilhada de praia
A tarde do primeiro dia do Seminário de Planejamento – Operação Floripa Verão 2011 começou com a apresentação do Case: Bandeira Azul – Modelo de Gestão Compartilhada de praia, apresentado por Salete Pereira, Coordenadora de Governança Sócio Ambiental da Habitasul.
Salete apresentou o projeto desenvolvido para que Florianópolis se tornasse a primeira cidade da América do Sul a receber o galardão Bandeira Azul para a praia de Jurerê Internacional.
Faça o download da apresentação da Salete abaixo.
Painel 4 sobre transporte público e receptivo
O Painel 4 do Seminário de Planejamento – Operação Floripa Verão 2011 abordou o tema Transporte Público e Receptivo.
Participaram:
* Secretaria Municipal dos Transportes e Terminais – Lúcia Maria Mendonça dos Santos – Diretora de Fiscalização
* SINDICATO DE TAXISTAS DA GRANDE FPOLIS – Vlamir Barlis Ferreira
* ASS. DAS AGÊNCIAS DE RECEPTIVO – AATRF – Sandro M. Silveira – Presidente
* SETUF – Waldir Gomes da Silva – Presidente
* Coordenador: Ivan Couto Junior – Diretor de Operações do IPUF
Neste painel, os participantes falaram sobre o trabalho que é executado em cada instituição e anotaram as sugestões dos participantes para a temporada de verão.
Confira no final do seminário o Documento de Ações para a temporada de verão em Florianópolis – 2011.
Painel 5 falou sobre a segurança nos balneários
O último painel deste primeiro dia do Seminário de Planejamento – Operação Floripa Verão 2011 abordou o tema: Segurança nos balneários – policiamento, salva-vidas e o monitoramento das atividades de lazer náutico.
Participaram:
* POLÍCIA MILITAR – Major PM Marcello Martinez Hipólito – Chefe de Operações da 1º Região de Polícia Militar
* CORPO DE BOMBEIROS – TEN CEL Gevaerd – Comandante 1º BBM Fpolis
* CAPITANIA DOS PORTOS – José Antônio Gomes da Silva – Capitão de Corveta, Chefe Depto de Segurança do Tráfego Aquaviário
* CDL – Osmar Silveira – Presidente
* SESP – Salomão Mattos Sobrinho – Secretário Executivo de Serviços Públicos
* SEC. DEFESA DO CIDADÃO – Hamilton Pacheco da Rosa – Secretário
* Coordenador: CDL – Osmar Silveira – Presidente
Neste painel, os participantes falaram sobre o trabalho que é executado em cada instituição e anotaram as sugestões dos participantes para a temporada de verão.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *