Muro de bar é demolido pela Floram em área de marinha
25/08/2010
Operação para reduzir filas ainda tem falhas
26/08/2010

Segurança em foco

Editorial do Diário Catarinense (26/08/2010)

É generalizado o clamor da sociedade por melhores serviços de segurança pública. Com efeito, a cidadania produtiva está sitiada e sob constante ameaça da marginalidade. Nas ruas, nos locais de trabalho ou de lazer e, até mesmo, nas residências. A qualquer hora do dia ou da noite. Em Santa Catarina, Estado que, até alguns anos atrás, era apontado como um oásis de tranquilidade no contexto nacional, as estatísticas da violência e da criminalidade dispararam e não param de crescer. Números que se nutrem e aceleram pelo consumo e o tráfico de drogas, pela leniência da lei para com os transgressores e, notadamente, pela falta de mais recursos humanos e equipamentos atualizados nas corporações encarregadas da segurança pública. A visibilidade tranquilizadora do policiamento em ações de patrulha nas ruas é condição essencial à paz pública.

A região da Grande Florianópolis chegou a um paroxismo de violência nesses tempos recentes. Não espanta que a Capital dos catarinenses tenha sido incluída, pela ONU, entre as cidades do planeta que registram um número superior a 10 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. A média da cidade chega aos 19.

Além disso, estudos mais recentes constataram que também as cidades do interior, de menor porte, estão no alvo da marginalidade e do crime organizado. Calcula-se que, para oferecer à população serviços de segurança mais eficientes, o Estado deveria contar com algo em torno de 6 mil policiais civis (hoje, eles ficam em pouco mais de 3 mil). Situação semelhante é a vivida pela Polícia Militar. Diante deste quadro, o lançamento do concurso público para a contratação de mais 2,6 mil policiais militares e civis merece registro. Representa um importante passo à frente. Por óbvio, é preciso ir além. Vale lembrar que a segurança pública, além de policiamento mais visível e atuante, depende, ainda, de outros fatores, avultando o da aplicação severa da lei para remeter os transgressores ao seu lugar: a prisão.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *