Casan: Vai ter que melhorar
26/08/2010
Cidades sustentáveis: o que faz uma cidade ser vencedora?
26/08/2010

Projeto Floripa Letrada oferece livros gratuitos aos usuários de terminais urbanos em Florianópolis

Bancas de livros e revistas para leitura gratuita foram espalhadas em terminais urbanos na Ilha de Santa Catarina nesta terça-feira.

O Projeto Floripa Letrada da Secretaria de Educação de Florianópolis aposta na ideia da palavra em movimento e vai disponibilizar, aos cerca de 185 mil usuários até o fim do ano, cultura no Terminal Integrado do Centro (Ticen), do Rio Tavares (Tirio) e de Canasvieiras (Tican).

Sentado no banco da plataforma B do Ticen, o mais movimentado terminal urbano de Florianópolis, Celismar do Agreste olhava embevecido para o movimento a sua volta. O barbeiro de 47 anos, que trocou o Piauí por Santa Catarina há 18 anos, saiu de casa cedinho para ir ao terminal participar da inauguração do projeto Floripa Letrada.

Celismar não foi apenas ouvir discursos ou buscar livros. Vestindo gibão de Couro (colete) e com chapéu de couro de bode foi dar sua colaboração para o projeto. Depositou na banca exemplares do seu livro Tudo Improvisado, uma coleção de textos em forma de repente.

O filho de vaqueiros, que passou a infância de fazenda em fazenda, no norte do pais, acredita que o projeto é uma oportunidade para comunidade conhecer a literatura.

— Eu não tive muita chance de estudar e sempre sonhei em publicar um livro. Os livros ajudam na educação do povo, nas descobertas e adaptação à cultura — observa.

Os usuários do Ticen estavam um pouco surpresos ao ver a banca de livros e revistas. Alguns olhavam de longe, outros, apesar da solenidade oficial de instalação do projeto não se intimidaram e foram logo tratando de conhecer mais do acervo.

Aceitação

Dependendo da aceitação, o projeto será implantado em todos os terminais. Conforme a Secretária Adjunta de Educação, a prefeitura quer dar oportunidade para que as pessoas leiam as obras enquanto estiverem esperando o transporte coletivo, ou dentro do ônibus, durante o trajeto da viagem.

— Se desejar, pode levar o material para casa, mas pedimos que devolvam para que outros possam ter acesso à leitura — observa Sidneya Gaspar de Oliveira, secretária adjunta de Educação.

Doação

Quem quiser fazer doação de obras para o Floripa Letrada, pode entrar em contato pelo telefone (48) 3251-6100. São aceitos livros de romance, conto, poesia, ficção, auto-juda, crônica, aventura e biográfico. As revistas podem ser as mais diversas, como as de cultura, ciência, música e variedades.

(Por Jacqueline Iensen, Diário online, 24/08/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *