Novo trapiche da Beira-mar vai custar R$ 1 milhão
19/08/2010
MIDI Tecnológico de Florianópolis completa 12 anos
19/08/2010

Ponte provisória será erguida sob a Hercílio Luz, que passa por reformas em Florianópolis

Construída há mais de 80 anos, a Ponte Hercílio Luz – cartão postal de Florianópolis – passa por uma rigorosa reforma. Nos próximos dias, moradores e turistas que circulam pela Ilha de Santa Catarina verão uma cena inusitada. Uma ponte provisória será erguida sob a estrutura histórica, que receberá reforços. Uma balsa de 450 toneladas servirá de apoio aos profissionais que trabalham na restauração da ponte pênsil.
– A Hercílio Luz é um patrimônio catarinense e é nosso dever recuperá-la – destaca o secretário catarinense da Infraestrutura, Rubens Spernau.
Iniciada em fevereiro de 2006, a primeira fase da reforma da ponte pênsil começou com a contratação das empresas de engenharia, recuperação da passarela de acesso à ponte e retirada do asfalto da pavimentação antiga e peças enferrujadas. Em 13 de maio de 2008, teve início a segunda fase da obra, com o trabalho de reforço das bases de sustentação da ponte e do vão central da estrutura. Nos próximos dias, será erguida, provisoriamente, uma ponte embaixo da ponte atual, que segurará o vão central da estrutura, onde serão instalados reforços.
Para auxiliar no trabalho, uma balsa de 450 toneladas foi lançada ao mar da Baía Sul de Florianópolis. A montagem da Ilha III foi concluída na quinta-feira passada. No dia seguinte, foi feita a pintura do casco e na última segunda-feira, preparada a base para lançamento do equipamento ao mar, com a colocação de toras de madeira sob o casco, e a mobilização do maquinário, que colocou a balsa na água. Nesta terça, a estrutura começou a ser levada para o mar. Além de mais de 20 homens, dois tratores, uma retroescavadeira, dois guindastes de apoio e o rebocador posicionado na água tiraram a balsa da terra. O local onde a estrutura estava sendo montada, nas proximidades da Passarela Nego Quirido, será recuperado, com a reposição de calçamento, do gramado e do talude.
Até começarem os trabalhos de estaqueamento da estrutura provisória abaixo da Hercílio Luz, o que deve acontecer em 30 dias, a plataforma ficará ancorada na parte continental de Florianópolis, nas proximidades da Ponte Colombo Salles. O intervalo de tempo será necessário para a liberação de novas autorizações de navegação pela Marinha e também para a chegada de equipamentos especiais para a realização do trabalho no vão central, entre eles guindaste de 70 toneladas, perfuratrizes de rochas e peças como âncoras e correntes, que fundearão a balsa Ilha III no fundo do mar.
Com 32 metros de comprimentos e 17 de largura, a Ilha 3 tem capacidade de sustentar até 400 toneladas de equipamentos. Uma balsa menor, que já estava na água, vai auxiliar nos trabalhos fazendo o transporte de betoneiras, entre outros equipamentos de suporte.
– Será um serviço muito criterioso. A balsa será utilizada como base para equipamentos destinados a sondagens de estruturas, para os guindastes, as perfuratrizes, bombas de injeção e reservatórios – explica o engenheiro Cassio Magalhães, responsável pela obra.
A previsão é que a montagem da estrutura provisória ocorra até o final do ano. O prazo para conclusão da reforma da ponte, conforme previsto em contrato com as empresas responsáveis, é junho de 2012, quando a Hercílio Luz passará a integrar o sistema viário da cidade. A estrutura reformada não será apenas decorativa. Além de cartão postal, poderá servir, de acordo com a Prefeitura, para a circulação de pedestres, bicicletas, carros, caminhões e trens.
(Por Anderson Hartmann, O Globo, 18/08/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *