Plano Diretor da Capital só em 2011
30/08/2010
Fórum de resíduos sólidos discute trabalho dos catadores
30/08/2010

O Mutirão de Educação Ambiental já tem nova data confirmada: sexta-feira(10/09), 9 horas. Desenvolvido por FloripAmanhã, Comcap e Nosso Lixo, o projeto Recicla Bem Floripa (Centro) — do qual o Mutirão faz parte — visa a conscientização dos lojistas do Mercado Público e Camelódromo sobre a importância da reciclagem.

A ideia é ter equipe das três instituições para percorrer os boxes dos dois locais conversando com os lojistas sobre a melhor maneira de se fazer a separação dos resíduos, o horário e o modo mais adequado de disposição do material para a coleta.

Os lojistas receberão material informativo produzido com o apoio da Propague, agência de propaganda parceira da FloripAmanhã.

Em Florianópolis ainda é muito pequeno o percentual do lixo destinado à reciclagem. Apenas 6% do total de resíduos sólidos coletados na cidade vem da coleta seletiva da Comcap. Além disso, muitas vezes a separação do material não é feita adequadamente. Material sujo, por exemplo, não serve e ainda pode contaminar resíduos limpos, impedindo o aproveitamento.

Segundo estudo da Comcap, pela caracterização dos resíduos sólidos produzidos na Capital, 38% correspondem a material seco que poderia ser reciclado, mas que, como não são separados pelo cidadão, seguem para o aterro sanitário. Nesta comparação, o resultado da coleta seletiva corresponde a 15,38% do potencial reciclável. Ou seja, ainda há muito material que poderia ser reciclado sendo desperdiçado e ocupando espaço útil do aterro sanitário.

Com este projeto, a FloripAmanhã e suas entidades parceiras querem reforçar um princípio que não pode ser esquecido pelos cidadãos: é preciso reciclar, e reciclar bem, Floripa!

(Notícia atualizada em 30/08.) Republicada por De Olho na Ilha, 08/09/2010.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. A parte de reciclagem é fundamental e obrigação para cada ser humano, porém temos que agir na Educação para que tenhamos futuro e fruto na terra de novas gerações. Outra parte importante e obrigatória também é o monitoramento das bacias hidrográficas, na sua qualidade, respeito e dignidade, executarmos a Demanda Biológica de Oxigênio durante 5 (cinco) dias,verificamos a quantidade de oxigênio existente, se está ácido ou básico, determinamos a sua qualidade, e se tiver algum problma,verificamos a sua origem, falamos com o proprietário contaminante da água, damos um tempo e se não tiver resultado benéfico,com análise definimos o PH da àgua e verificamos a forma adequada de chegar ao Mar, pois é uma forma adequada executarmos nos rios e mares com estudantes da prefeitura, estado e até federal, sendo como obrigação Nossa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *