Obras da Beira-Mar Continental seguem com intuito de desafogar o trânsito e revitalizar o comércio
11/08/2010
Caminho aberto para a licença
11/08/2010

Mostra de Cinema Ambiental começa no dia 17

Começa no próximo dia 17, no auditório do Centro de Ciências da Educação da UFSC, a Mostra de Cinema Ambiental III “FICA na UFSC”. A organização é do Grupo TECENDO – Estudos Culturais e Educação Ambiental (www.grupotecendo.com.br), com apoio da Secretaria de Cultura e Arte – SeCart. A entrada é gratuita e os filmes são legendados.

Programa:
Terça dia, 17 de agosto:

16h30min
Os anjos dos dejetos + Efeito reciclagem

18h30min
Caçando capivara + A árvore da música

Quarta dia, 18 de agosto:

14h30min
Caçando capivara + A árvore da música

16h30min
Estamira

18h30min
Os anjos dos dejetos + Efeito reciclagem

Efeito Reciclagem
Troféu Carmo Bernardes – R$ 35 mil – Melhor longa-metragem-Documentário, 93 min, 2009, direção: Sean Walsh (Brasil – SP).
Sinopse:
Muitas vezes, marginalizado pela sociedade, o submundo da reciclagem de São Paulo – a maior metrópole do Brasil – é o pano de fundo para a história comovente de Claudinês e sua família. Efeito Reciclagem revela o dia-a-dia deste homem, pai de mais de 27 crianças, e de muitos outros que vivem da coleta de material reciclável que jogamos fora. Com esse objetivo, Claudinês percorre rotineiramente o bairro Santa Ifigênia, no centro da cidade, em sua Kombi verde limão.

Caçando Capivara
Troféu Jesco Von Putkamer – R$ 25 mil – Melhor média-metragem:
Documentário, 57 min, 2009, Brasil-MG.
Direção: Derli, Marilton, Fernando, João Duro, Janaína, Joanina, Juninha e Zé Ca
Sinopse:
Caçadores Tikmu un saem com seus cães e espíritos aliados em busca da capivara. Cantos, olhares e eventos. Intensiades que se agitam sob um plano de aparente silêncio.

Les Anges Dechets (Os Anjos dos Dejetos)
Menção Honrosa (Sem premiação em dinheiro) – Melhor curta-metragem: escolhido pelo júri por sua forma gráfica e inusitada aproximação ao problema do lixo:
Animação, 5 min, Canadá/2008.
Direção: Pierre Trudeau
Sinopse:
Um documentário de animais sem animais. A descoberta de uma natureza feita de objetos inanimados. Uma celebração da vida em compania do lixo.

A Árvore da Música – Documentário, 80min, 2009, direção: Otávio Juliano – São Paulo, Brasil
Sinopse:
O IBAMA considera o pau-brasil como espécie da flora em perigo de extinção. A música de Beethoven, Brahms, Schubert e seus herdeiros musicais não pode ser executada sem o arco de violino moderno, mas os arcos de alta qualidade só podem ser feitos a partir da madeira do pau-brasil, encontrado apenas nas matas brasileiras. O paralelo entre a extinção do pau-brasil e seu efeito na música é a espinha dorsal do documentário. O futuro da música depende de uma árvore à beira da extinção.

Mais informações com o professor Leandro Belinaso Guimarães,
(lebelinaso@uol.com.br/8833.3447).

(Agecom/UFSC, 10/08/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *