Festival propõe resgate da dança como representação da arte de Florianópolis
20/08/2010
OSX vai formar 7,8 mil técnicos
20/08/2010

Fundação Franklin Cascaes homenegeia mestres populares do artesanato

Na habilidade das mãos, rendeiras e pescadores mostram a sabedoria popular passada de geração a geração. A arte, a história e as tradições guardadas na trama dos fios inspiram o evento “A Ilha em Linhas”, que será realizado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) nesta sexta-feira (20/08), das 11h às 16h, no Largo da Alfândega. A atividade homenageia o Dia Internacional do Folclore, comemorado no domingo.

O evento vai reunir nas imediações do Mercado Público Municipal sete atividades artesanais que utilizam a linha como produto de criação e que identificam um saber popular que sobrevive ao tempo em Florianópolis. Além da renda de bilro e da produção de tarrafa, estarão representados o tear, tricô, crochê, bordado e o crivo, que terá inclusive oficina demonstrativa.

Além de homenagear o trabalho dos mestres populares do artesanato, a programação também inclui apresentação musical com o grupo Gente da Terra e Valdir Agostinho, artistas que por meio da música valorizam a cultura regional e o modo simples de vida dos nativos.

Sabedoria popular

O Dia Internacional do Folclore é comemorado em 22 de agosto por quase todos os povos do mundo. A palavra foi criada pelo antiquário e pesquisador inglês William John Thoms (1803-1885) que publicou neste dia, em 1846, um artigo com o título Folk-lore. Resultado da união das palavras folk (que significa povo, nação) e lore (tradução para conhecimento, saber), o neologismo define a “sabedoria popular” expressada por meio de lendas, artesanato, tradições e costumes de diferentes povos do mundo.

No Brasil, com a mudança ortográfica que suprimiu a letra k do alfabeto, a palavra de origem inglesa perdeu também o hífen, passando a ser escrita como “folclore”. O termo é usado para identificar as raízes culturais de um povo, passadas de forma natural, de geração a geração, sobrevivendo ao tempo – sob forma de escritos, imagens, manifestações, e até pela oralidade.

Atualmente, a cultura popular é reconhecida não apenas como elemento artístico, mas também como ciência. O folclore é considerado um bem protegido em muitos países, compondo um importante patrimônio material e imaterial a ser preservado, divulgado e fomentado.

Serviço:

O Quê:

A Ilha em Linhas – Comemoração ao Dia Internacional do Folclore

Renda de bilro, tricô, crochê, tear, bordado, tarrafa e crivo

Apresentação do grupo Gente da Terra e de Valdir Agostinho

Quando: sexta-feira (20/08) – das 11h às 16h

Local: Largo da Alfândega – imediações do Mercado Público

Quanto: gratuito

(DeOlhoNailha, 19/08/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *