Samba se aprende na escola
12/07/2010
Estado teve 15 artistas selecionados
13/07/2010

Trabalho inacabado

(Editorial, DC, 12/07/2010)
Concluída a construção da ponte sobre o hoje agonizante Rio Araújo, que traça o limite entre os dois municípios, a ligação da Avenida Beira-Mar, de São José, com Florianópolis foi inaugurada com os usuais discursos e foguetório. Parafraseando Shakespeare, mais uma vez, se fez muito barulho por nada. A obra, planejada para ser uma alternativa capaz de dar maior mobilidade ao tráfego local na área formam-se intermináveis filas de veículos, que nas horas do pico espraiam-se nos dois sentidos, com efeitos paralisantes em ambas as cidades , foi entregue ao público sem estar concluída de todo. As filas continuam. Pior: a falta de adequada sinalização e de uma pista de escape na saída da Rua Dom Pedro II, que dá vazão ao trânsito da Beira-Mar, com a Avenida Ivo Silveira, já na Capital, pode ser causa de acidentes graves.
Ademais, saltam aos olhos as diferenças entre as obras realizadas em território josefense e aquelas sob responsabilidade da prefeitura da Capital, onde a via ainda não tem acostamentos, iluminação pública adequada e sinalização, entre outras deficiências. Quais as causas? Faltou dinheiro ou competência gerencial? Além disso, repete-se nesta obra o que ocorreu com a do viaduto da Avenida Ivo Silveira, em Capoeiras, que, além de mal planejado, também foi inaugurado sem estar totalmente pronto. E até hoje funciona como um “gargalo” para o trânsito local, ao contrário da finalidade alegada para a sua implantação.
O principal desafio para as cidades de médio e grande porte dos próximos anos é resolver a questão da mobilidade urbana. Sabe-se que, hoje, a maioria dos cidadãos, além de passar entre duas e três horas por dia deslocando-se de casa para o trabalho, gasta mais com transporte do que com comida. Isso diz muito.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *