Bar do Seu Chico é demolido no Campeche
19/07/2010
Sacolas de Plástico: O bom exemplo do Oeste Catarinense
20/07/2010

Sacolas de Plástico: Empresas conscientes

A troca das sacolas de plástico pelas reutilizáveis não acontece só no Oeste do Estado. As grandes redes de supermercados do país e mesmo a indústria do plástico desenvolvem alternativas para conter o uso exagerado das sacolinhas. No RJ, entrou em vigor no dia 16 uma lei estadual que determina a substituição de sacolas plásticas por reutilizáveis.

O Hippo Supermercados, de Florianópolis, começou a procurar alternativas menos prejudiciais em 2005, quando passou a oferecer sacolas de algodão. Desde então, houve uma redução de 4% na utilização das de plástico. Hoje, a rede vende sacolas no formato de chaveiro. Fechadas, elas medem 8 cm. Podem ser levadas no bolso e abertas após o cliente passar as mercadorias no caixa.

O Instituto Nacional do Plástico (INP) também trabalha para promover o consumo racional das sacolas tradicionais. O projeto que regulamenta a resistência das sacolas faz parte das iniciativas do INP. Uma sacola maior e mais forte faz com que o consumidor não precise usar duas unidades para produtos pesados.

Esse projeto foi aprovado na rede Giassi. Até seis quilos de mercadorias podem ser colocados nas sacolas reforçadas. O presidente da rede, Zefiro Giassi, acredita que a medida reduziu o consumo das sacolinhas plásticas em até 20%. As retornáveis também foram adotadas na rede e podem ser compradas por R$ 2. Em promoções, são distribuídas gratuitamente.

(DC, 20/07/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *