Curso de Capacitação de Turismo Sustentável de Base Comunitária
05/07/2010
Debates esquentam Plano Diretor
05/07/2010

Oásis no centro de Florianópolis

Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 03 e 04/07/2010)

Muita gente passa pela Rua Esteves Júnior e não faz a menor ideia do que representa esse imóvel – um verdadeiro oásis entre os prédios da região – para a cultura e para a memória catarinense. Nesse lugar (nas imagens publicadas aqui, o pórtico e a casa) viveu um gênio: Osvaldo Rodrigues Cabral, nascido em 1903 e morto em 1978. Embora formado em medicina, e profissional dos melhores na Capital, dedicou grande parte de sua vida à arte da pesquisa, tendo colecionado milhões de informações ao longo de quase 50 anos, nuns tempos em que não havia tecnologia – nem microfilmagem, nem xerox, nem informática: era tudo anotado à mão, depois datilografado. Imaginem a trabalheira.

Obras fundamentais

Osvaldo Cabral enfrentou bem as dificuldades e legou a Santa Catarina uma série de obras fundamentais para a historiografia: a clássica “História de Santa Catarina” e os quatro volumes de “Nossa Senhora do Desterro – Memória I e II e Notícia I e II” –, entre outros livros de qualidade literária excepcional.

Placa roubada

O imóvel é tombado pelo município e, assim como o acervo de Cabral, administrado pela sobrinha do escritor, a historiadora Sara Regina Poyares dos Reis. A placa de bronze que identificava a residência – “Dr. Osvaldo Rodrigues Cabral – Médico” – foi roubada recentemente. Perceba o buraco no muro, acima do número 546.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *