Pois Agora
22/07/2010
Ambiental
22/07/2010

Falta de redes de esgoto é maior deficiência nos municípios do Alto Vale, Grande Florianópolis e Sul do Estado

O diagnóstico da situação do saneamento básico em 27 municípios das regiões do Alto Vale, Grande Florianópolis e Sul do Estado identificou a falta de redes de esgoto como o maior problema nestas regiões, conforme dados apresentados nesta quinta-feira (22). O estudo, realizado para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico para os municípios do Lote 3, sob responsabilidade da empresa STE, apontou resultados referentes aos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e de drenagem e manejo de
águas pluviais.

A pesquisa demonstra que todos os municípios incluídos neste estudo, apresentam sistema de abastecimento de água na área urbana, com redes de distribuição. Na área rural, foram identificados sistemas alternativos e individualizados. Os municípios apresentam, em geral, sistemas de drenagem na região central da área urbana, principalmente em ruas asfaltadas e calçadas, explica a engenheira Ana Luisa Ferreira, coordenadora regional do Lote 3.

“Para a coleta de resíduos sólidos, todas as cidades deste lote apresentam estruturas nesta área , sendo que nos perímetros urbanos há uma maior periodicidade nos dias de coleta, comparados com a área rural”, expõe Ana Luisa. Segundo ela, após a coleta, é feita a triagem destes resíduos em Centros de Triagens localizados no próprio município e os rejeitos são encaminhados para aterros sanitários de empresas particulares.

Pela primeira vez, sociedade civil e poder público têm acesso ao estudo e de seus impactos nas condições de vida da população de municípios catarinenses com até dez mil habitantes. Os dados, que fazem parte da principal etapa de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico, foram apresentados entre junho e julho, em audiências públicas promovidas pelas Prefeituras Municipais, SDS e consórcios executores.

Os municípios deste Lote 3 são abrangidos pelas Secretarias Regionais de Ituporanga, Rio do Sul, Braço do Norte, Brusque, Ibirama, Grande Florianópolis e Laguna. O coordenador-geral dos Consórcios Executores, engenheiro Ciro Rocha, explica que a próxima etapa dos estudos abordará os cenários futuros contendo a elaboração de prognósticos, objetivos e metas do saneamento básico, construídos com base nas informações constantes nos diagnósticos, que deverão estar aprovados pelos participantes das audiências públicas.

Planos Municipais

Os estudos para elaboração dos planos começaram em dezembro do ano passado com recursos do Governo do Estado, por meio da SDS. Ao todo, 179 municípios catarinenses estão sendo atendidos com a iniciativa, a qual visa apontar ações de desenvolvimento nas áreas de abastecimento de água, sistema de esgoto, drenagem urbana e destino de
resíduos, melhorando, assim, a qualidade de vida da população.

(Secom, 22/07/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *