Debate sobre estaleiro vai para Brasília
06/07/2010
Mais segurança no Centro
07/07/2010

Escolas da Capital melhoram desempenho no IDEB

A rede municipal de ensino de Florianópolis melhorou o seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB, em dados divulgados recentemente pelo Governo Federal e que são calculados a cada dois anos. De acordo com os últimos números, que são de 2009, nos anos iniciais, o índice alcançado, de 5,2, é próximo daquele projetado pelo Ministério da Educação para 2013 (5,3). Nos anos finais o índice atingiu 4,5 – ultrapassando o esperado para 2011 (4,4).

No ensino fundamental, que é o caso das unidades educativas da prefeitura, o IDEB leva em consideração o desempenho dos alunos na Prova Brasil, que engloba as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, em conjunto com a taxa de aprovação no quarto ano e oitava série.

As escolas desdobradas municipais João Francisco Garcez, no Canto da Lagoa, e Retiro da Lagoa ficaram entre os estabelecimentos de ensino com média igual ou superior a 6,0. Esta meta foi fixada e deverá ser atingida por todas as escolas do Brasil até 2022, ano do Bicentenário da Independência.

Nos anos finais, os melhores índices da rede municipal de ensino da Capital concentraram-se na Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, em Coqueiros, com 5,4, e na Escola Básica Municipal Paulo Fontes, em Santo Antônio de Lisboa, com 5,2.

Nível nacional

Entre as capitais do país, a rede municipal de Florianópolis, nos anos iniciais, ficou na quarta posição, à frente de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre e atrás de Curitiba, Palmas e Belo Horizonte. Nos anos finais a posição de Florianópolis é também de quarto lugar, ultrapassando Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte.

(PMF, 06/07/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *