Oásis no centro de Florianópolis
05/07/2010
Prioridades e investimentos
05/07/2010

Debates esquentam Plano Diretor

Da coluna Ponto Final, por Carlos Damião (ND, 05/07/2010)
Quem anda meio descrente sobre o processo de discussões do Plano Diretor de Florianópolis pode reacender a esperança: há sim, muitos debates em andamento, tanto no plano oficial – sob a coordenação do professor Rodolfo Pinto da Luz – quanto no acadêmico. Hoje e amanhã, por exemplo, acontece o 1º Seminário de Geografia Urbana e o 2º Seminário Interuniversitário do Plano Diretor Participativo Mobilidade e Qualidade de Vida. O evento, promovido pela UFSC e Udesc, acontece hoje no auditório da primeira universidade, com palestras e debates, envolvendo arquitetos, engenheiros, técnicos e lideranças sociais e comunitárias. Amanhã haverá mini-cursos, com foco principalmente na questão do transporte público, na Faculdade de Educação da Udesc.
Ou seja, as discussões avançam e o documento final, que ainda depende de inúmeras audiências e reuniões, pode ficar pronto ainda este ano. Com menos estresse, evidentemente, do que o causado pela primeira versão, apresentada há três meses.
Lucio Gregori debate mobilidade urbana na UFSC
(Por Ricardo Medeiros, Agecom/UFSC, 02/07/2010)
Na próxima segunda e terça (05 e 06/07) o Programa de Educação Tutorial de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promove o I Seminário de Geografia Urbana e o II Seminário Interuniversitário do Plano Diretor Participativo “Mobilidade e qualidade de vida”.
Durante toda a segunda haverá mesas redondas no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. Pela manhã o debate reunirá os professores de arquitetura da UFSC Lino Peres e Arnoldo Debatin, além de Victor Khaled, do Movimento Passe Livre de Florianópolis.
Outro que estará nas discussões é o engenheiro Lucio Gregori, que foi secretário de Transportes entre 1990 e 1992, durante a gestão de Luiza Erundina (então no PT) na prefeitura de São Paulo. Na capital paulista, ele foi o idealizador da municipalização dos transportes coletivos por ônibus e da tarifa zero.
No período da tarde participarão da mesa redonda Jacqueline Virti (Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte), Hélio Carvalho (Fórum da Cidade) e Carlos Roberto Vieira (arquiteto do Etufsc, da UFSC).
Na terça haverá minicursos, que ocorrerão das 8h às 12h na Faculdade de Educação (Faed) da Udesc, no Itacorubi. Marcelo Pommar e Carolina Cruz, ambos do Movimento Passe Livre de Florianópolis, ministrarão o curso ´A Luta Pelo Direito à Cidade e a Tarifa Zero`, enquanto Jacqueline Virti vai comandar o curso ´Participação popular no processo de qualificação do transporte público` e Lucio Gregori ´Transportes urbanos: uma questão política`.
Outras informações pelo blog: seminariomobilidadeurbana.wordpress.com ou com a professora Vera Lucia Nehls Dias: (48)3321-8538 ou 9915-7218.
(Por Ricardo Medeiros, Agecom/UFSC, 02/07/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *