Ocupantes dos boxes continuam no Mercado Público
14/07/2010
Estatuto da Criança e do Adolescente chega aos 20 anos
14/07/2010

Comcap implanta programa para cuidar de quem cuida da limpeza da cidade

Em parceria com consultores externos, companhia inicia capacitação de lideranças que envolverá em torno de 100 pessoas inicialmente.

A Comcap realiza nova etapa de seu programa de desenvolvimento gerencial Atender quem Atende nesta quinta e sexta-feira. Em dois turnos, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nas dependências do Senat, no Jardim Atlântico. Em torno de 100 pessoas, desde os diretores até encarregados de turma, passarão pela capacitação de lideranças orientada pelos consultores Jayme e Isabela Salvon.

Já desenvolvido com equipes de emergência em hospitais, por exemplo, o trabalho tem foco na humanização das relações, com o objetivo de gerar novos pactos e compromissos de trabalho que promovam resultados pessoais e corporativos, explica Jayme Salvon. “É preciso cuidar também de quem cuida da cidade”, acrescenta, em referência aos serviços de limpeza pública e coleta de lixo que são prestados pelos 1,4 mil empregados da Comcap.

Motivação no trabalho

A intenção de estabelecer uma parceria com a Comcap surgiu, de acordo com Isabela, num Verão passado, quando o casal ficou impressionado com a alegria com que os profissionais da Comcap cumpriam suas tarefas na orla do Norte da Ilha. “É preciso ter amor pelo que se faz. Vemos esta casa feita por pessoas que cuidam da saúde da sociedade e é preciso que também alguém cuide da motivação desses profissionais.”

Em geral, informam, os ambientes de trabalho de atividades essenciais como as desenvolvidas pela Comcap acumulam problemas como desmotivação, baixa estima, escassez de recursos, sobrecarga de atividades, elevado índice de afastamento, alto nível de estresse, conflitos internos e externos e falhas no sistema de comunicação. Todos dependem de mudanças nos relacionamentos para que possam ser obtidos melhores desempenhos e resultados.

Nova forma de olhar

“Não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos”, a frase da escritora Anaïs Nin, foi citada por Jayme para sustentar a proposta de que é possível melhorar as condições e relações de trabalho a partir de um novo olhar sobre si mesmo e sobre os demais. “Uma nova realidade se constrói a partir de novos pensamentos. O pensamento cria, a imaginação potencializa, a vontade molda, a atitude concretiza e o universo valida”, decantou.

As primeiras palestras do Programa de Desenvolvimento Gerencial, por meio da contratação de consultoria externa, com a participação inclusive dos diretores Wilson Cancian Lopes, presidente, Tertuliano Xavier de Brito, Administrativo-financeiro, e José Vilson de Souza, de Operações, foram realizadas na metade de junho. E a agenda já aprovada se estende pelo menos até setembro.

(PMF, 13/07/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *