Casan
18/06/2010
Agenda de 21 a 27 de junho de 2010
18/06/2010

Coleta de lixo ameaçada na capital

Servidores da Comcap param por 24 horas e não descartam novos protestos

Num só dia, 360 toneladas de lixo ficaram à espera da coleta, ontem, em Florianópolis. A paralisação dos servidores da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) durou 24 horas. Hoje, o serviço será retomado, mas os trabalhadores não descartam novos protestos e até greve por tempo indeterminado.

As queixas de motoristas e coletores da Comcap vêm desde o início do ano. Reclamam do sucateamento da frota de caminhões, da sobrecarga e falta de condições ideais de trabalho. Os servidores afirmam que na semana passada 17 veículos de carga estavam parados para conserto. Alguns seriam do ano de 1978.

À tarde, os servidores saíram em passeata pelo Centro com os servidores do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem).

A manifestação foi em frente à prefeitura e fechou a Rua Tenente Silveira por 30 minutos. Houve confusão no trânsito ao redor da Praça XV. Os servidores também reclamaram da não antecipação da primeira parcela do 13º salário, que normalmente é paga em junho. Eles exigem ainda concurso público para aumentar o número de funcionários na Comcap.

A direção da companhia considerou descabida a paralisação e recorreu ao Ministério Público do Trabalho para garantir a coleta. A Comcap assegurou a antecipação da primeira parcela do 13º até o dia 30 deste mês.

O presidente da empresa, Wilson Cancian Lopes, disse que Florianópolis é o município que mais investe em limpeza pública na comparação com outras cidades de grande porte e garantiu que a companhia vai comprar quatros novos caminhões.

Greve em tempo indeterminado também em outras áreas

Além dos trabalhadores da Comcap, servidores municipais de outras áreas como a saúde ameaçam fazer greve por tempo indeterminado na Capital. Um dos motivos, segundo o Sintrasem, é o não pagamento da primeira parcela do 13º salário em junho, que teria sido adiado pela prefeitura para setembro.

Os servidores estão em estado de greve e farão nova assembleia na próxima quarta-feira.

Procurada pelo Diário Catarinense, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que caberia ao secretário de Finanças e Planejamento, Augusto Hinckel, se manifestar sobre o assunto. Mas ele estava em reunião e não pôde atender aos telefonemas da reportagem.

(Por Diogo Vargas, DC, 18/06/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *