Passagem de ônibus mais cara em Florianópolis
10/05/2010
OSX fala sobre destino dos resíduos
10/05/2010

Retratos de um cartão-postal

Exposição reúne fotografias de Joel Pacheco da Ponte Hercílio Luz, que completa 84 anos na próxima sexta-feira

Qual fotógrafo, simples amante de fotografia da Ilha ou turista nunca tirou foto da Ponte Hercílio Luz? Seja de dia, com o sol nascendo, ao entardecer ou à noite, com ela toda iluminada. Joel Pacheco não foge à regra, e abre hoje, no shopping Iguatemi Florianópolis, a exposição Ponte Hercílio Luz, em comemoração ao aniversário da ponte, que completa 84 anos na próxima sexta-feira.

A mostra, que fica aberta até dia 25 deste mês, reúne registros de um dos mais importantes patrimônios culturais e arquitetônicos de Santa Catarina.

Com imagens sob vários ângulos e em diferentes tonalidades, Joel fotografou em dias nublados, de sol, com tomadas panorâmicas e de detalhes, mostrando inclusive o trabalho de recuperação e preservação que está sendo feito no local.

A ligação do fotógrafo com a ponte é antiga, vem desde a infância.

– Em certa fase da minha vida, quando alguém me perguntava onde eu morava, eu respondia que era embaixo da ponte Hercílio Luz, na Rua do Forte nº 1.036. Passei alguns anos brincando próximo ao Forte Santana, forno do lixo, Rita Maria e na ‘Barreira’, como era chamado o terreno do antigo cemitério, atual Parque da Luz – conta Pacheco.

Joel nasceu em Florianópolis, é arquiteto, fotógrafo e programador visual, e pesquisa temas como paisagem, etnografia e cultura popular. É autor de livros sobre a Ilha, como A Canoa Baleeira dos Açores e da Ilha de Santa Catarina e participou de exposições, retratando principalmente monumentos catarinenses.

(DC, 10/05/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *