Jurerê abre inscrições para concurso de arte pública
14/05/2010
Estado não obedece à lei do saneamento
16/05/2010

Meio ambiente estará em pauta no Architectour 2010

Evento visa criar estratégias de valorização da cultura e preservação do meio ambiente e dar visibilidade ao debate sobre impactos do turismo convencional.

Em setembro de 2010, Gramado será sede do maior evento de arquitetura para a cultura e o turismo: Architectour 2010. O evento que já reuniu em suas duas edições alguns dos melhores arquitetos e profissionais do turismo mundiais em Florianópolis, vai discutir diversos assuntos ligados à arquitetura de uma cidade e a qualidade de vida. Nomes como: Elizabeth e Christian de Portzamparc, Chien Chung Pei, Ruben Pesci, Alberto Varas, Rafael Lorente, Eduardo Castro Mello, Carlos Bratke, Ricardo Brookes, Carlos Lamela e outros, fizeram parte deste grande evento, contribuindo para discussões em torno da importância da arquitetura para o desenvolvimento de uma cidade.

Mais de 1.500 pessoas já participaram das edições anteriores, vindos praticamente de todos os estados brasileiros e de várias partes do mundo, como: Brasil, Uruguai, Argentina, Angola, Polônia e França. A abrangência envolve participantes das mais diversas idades e segmentações de atividades. São inúmeros estudantes, empresários, acadêmicos, doutores, executivos, autoridades, servidores públicos, estudantes de turismo, arquitetura, engenharia entre outros.

O objetivo do evento é criar estratégias de valorização da cultura e preservação do meio ambiente, dar visibilidade ao debate acerca dos impactos do turismo convencional, além de promover políticas que privilegiem o turismo de eventos e o desenvolvimento da cultura do turismo e das cidades. Alguns dos maiores ícones da arquitetura, engenharia, cultura e turismo, vindos dos cinco continentes, abordarão temas variados sobre arquitetura, turismo e cultura, além da mobilidade urbana, assunto que vem sendo debatido em todo o mundo. Gramado vai se transformar na capital do planejamento do espaço turístico durante os três dias do evento e os cinco dias de feira.

A novidade deste ano será a Architectour Business Fair, uma feira com as grandes novidades nos segmentos de de Arquitetura, Turismo e Cultura.

Jardim vertical

Uma ponte esverdeada chama a atenção dos motoristas e pedestres em Aix en Provence, sul da França. É um jardim – só que vertical. Invenção do francês Patrick Blanc, esses canteiros que pendem pelas paredes se encontram em prédios e casas mundo afora, como Paris, Milão, Frankfurt e Bangcoc.

Sua inspiração veio da própria natureza, ao observar plantas que crescem em despenhadeiros, entradas de cavernas e rochas.É na integração entre arquitetura e paisagem que Patrick Blanc mostra todo o potencial do uso da vegetação nos edifícios. O botânico nascido em 1953 tem trabalhado há anos com uma técnica que permite que seus jardins verticais, também conhecidos como Le Mur Vegetal, em francês, sejam tão leves que possam ser instalados em qualquer tipo de parede, pequena ou grande, internas ou externas. Dentre os trabalhos de Blanc está a fachada do Musée Quai Branly, em Paris, próximo à Torre Eiffel.

Em setembro de 2010, Patrick Blanc vem para o Brasil participar do Architectour, trazendo sua grande experiência em paisagismo, um dos temas que serão debatidos. O evento que já reuniu em suas duas edições alguns dos maiores e melhores arquitetos e profissionais do turismo mundial em Florianópolis e, nesta nova edição, vai discutir temas como: A nova visão da arquitetura, o desenho nas cidades, equipamentos nas formações das cidades e o tratamento dos vazios em ambientes urbanos.

(Architectour 2010/EcoAgência, 15/05/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *