Plano Diretor: entidades reivindicam reativação do Núcleo Gestor
30/04/2010
Perguntas incômodas sobre o Mercado Público
02/05/2010

Inclusão digital

Artigo escrito por Heitor Blum S. Thiago, Presidente do CDI/SC (DC, 02/05/2010)

Em plena era da globalização, ainda encontramos crianças, jovens e adultos que nunca sequer tocaram em um computador. Esta é a realidade de cidadãos de baixa renda em diversos lugares do Brasil, que precisam ser inseridos nesse novo mundo. A informática é um requisito básico para o trabalhador e, com o avanço das tecnologias, entre elas a da informação e comunicação, os processos produtivos são potencializados pelo acesso a diferentes máquinas, ferramentas e aparatos tecnológicos. O auxílio para o mercado de trabalho acaba sendo uma consequência, já que, com a formação e o acesso às informações, as pessoas têm a oportunidade de concorrer a diferentes vagas.

Com o objetivo de permitir a inclusão social por meio da inclusão digital foi criado, em 1995, o Comitê para a Democratização da Informática (CDI), que atua em todo o Brasil, e oferece cursos de cidadania e informática básica e avançada, em oficinas que permitem, também, discutir a inserção no mercado de trabalho.

Santa Catarina conta com o CDI, cuja perspectiva de inclusão digital está voltada para o desenvolvimento de uma sociedade civil mais participativa e contextualizada com as demandas globais a fim de provocar a percepção sobre a sua realidade e promover a transformação social. Graças ao apoio de empresas, instituições e entidades, a região da Grande Florianópolis possui, atualmente, 19 espaços de cidadania de inclusão digital, onde as pessoas têm a oportunidade de acessar, gratuitamente, a internet e suas ferramentas, além de participar de cursos de informática básica e avançada.

Entretanto, tenho a convicção de que podemos e devemos fazer mais, muito mais, com a ajuda da sociedade. Todo Mundo Pode Mais. Essa é a nossa campanha e a nossa meta para atender a todas as comunidades da Grande Florianópolis.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *