MTur quer rota marítima de Manaus a Florianópolis e anuncia portal de turismo náutico
15/04/2010
Nova concorrência para transporte e destinação do lixo sai em até 90 dias
15/04/2010

Trânsito: Solução longe de chegar

Alterações no Sul da Ilha e no acesso à ponte, na Capital, não reduzem as filas nos horários de pico
Depois de uma manhã de trânsito congestionado na SC-405 – principal ligação entre o Centro de Florianópolis e o Sul da Ilha – a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) decidiu mudar a tática para tentar acabar com as filas. Hoje, a alteração no sentido Centro-bairro será ampliada em um quilômetro. Das 7h10min às 7h30min, o trânsito vai operar em mão única do trevo do Campeche até o trevo da Seta. Os testes seguem até amanhã.
De acordo com o comandante da 1ª Companhia da PMRv, capitão Márcio José Antunes, a operação ainda não surtiu o efeito desejado.
– Estamos na fase de testes. O motorista precisa entender como funciona e aproveitar o período de pista liberada para chegar ao Centro com mais facilidade. Com a mudança, vamos conseguir dar mais vazão ao volume de carros – analisou.
O especialista em trânsito Maurício Haroldo Duarte, não acredita que seja possível diminuir o congestionamento com medidas temporárias. Para ele, é necessário investir no transporte público para diminuir o volume de carros que circulam pelas ruas.
– O nosso problema são estes testes. Sempre há testes, mas não são encaminhadas as soluções definitivas. Muita gente opta pelo transporte particular porque não confia no transporte público – destacou.
Para o presidente do Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transportes (Icetran), José Leles de Souza, opções como essa podem ajudar a melhorar temporariamente o fluxo de veículos, como já acontece nas ruas centrais de Brasília no horário de pico. Mas há problemas.
– É uma alternativa aplicada quando existe uma opção para quem precisa circular no sentido contrário. Ela não pode significar privação do direito de ir e vir dos motoristas. No nosso caso, ela ajuda a desafogar o trânsito, mas prejudica outras pessoas.
Os especialistas em trânsito aprovam a Operação Fim de Tarde, organizada pela Guarda Municipal de Florianópolis, que começou na segunda-feira, sempre das 17h às 22h, que pretende agilizar a volta para casa. Para eles, esta é uma forma de disciplinar os motoristas apressadinhos.
– Os órgãos públicos e os motoristas deveriam ser articular e organizar horários diferenciados de saída do trabalho. São medidas simples como essa que ajudam a aliviar o trânsito – sugeriu o presidente do Icetran.
Opinião do internauta
Você teve problemas com a alteração do trânsito na SC-405 em Florianópolis na manhã desta quarta-feira?
“Não adiantou nada. Saí da Armação às 7h,cheguei na fila às 7h10min e só consegui chegar ao centro às 8h20min. Isto é uma vergonha. Ficou pior.”
Gerson Luiz Amadeo
“O trânsito melhorou muito. Peguei fila somente na rua geral do Campeche. Acho que deveria ser ampliado para 30 minutos de pista bloqueada sentido Centro – Sul da Ilha. É bastante eficiente esta operação para quem mora no Sul da Ilha.”
Luiz F.
“Hoje (ontem) a fila foi fora do comum. Logo cedo ficamos decepcionados e irritados. Complicado e pelo jeito vai ser difícil tomarem providência, principalmente se o povo só falar e não reclamar pra valer.”
Luiz Kozma
“Sou moradora do Sul da ilha e gostaria de expressar minha total indignação pela ‘operação’ que a polícia rodoviária tentou realizar hoje (ontem) pela manhã no Rio Tavares. Não resolveu nada. Ficamos 40 minutos na reta do Campeche!!! Espero que isso seja revisto e que encontrem uma solução o mais rápido possível!”
Gilzelaine Carvalho Ramos
“Moro no Carianos e nunca peguei fila no horário das 7h30min, e hoje (ontem) fiquei 20 minutos para chegar no trevo da seta, sendo que antes, eu fazia este trajeto em três minutos.”
Lucimar Fernandes
“Eu moro no bairro Tapera. Meu ônibus passa dentro da Base Aérea e nunca peguei fila. Porém hoje (ontem), pela primeira vez, havia fila até perto da entrada da Ressacada. Talvez tenha sido um fato isolado, mas é bom registrar, pois não adianta a Prefeitura querer melhorar um lado e prejudicar outro.”
Deisy Garcia
“Sou morador do Sul da Ilha e desconhecia a ação que estava sendo efetuada. Estranhei o trânsito livre para aquele horário. Fui feliz até o Centro e cheguei ao meu compromisso, no Kobrasol, com uma antecedência de 40 minutos. Achei ótimo e para mim, está totalmente aprovado.”
Wilson Menezes
“Não acho que tenha melhorado, aliás, o trânsito da Capital deixa muito a desejar. É simplesmente um dos piores do país. Os policiais cumprem o papel deles, mas entre 17h30min e 19h é terrível.”
Angelica Gollo
“Desde que aqui cheguei, em julho, ainda não entendi o que acontece com o trânsito no Sul da Ilha. Trabalho no centro e já cheguei a levar duas horas para chegar. Tenho um bebê me esperando e contabilizar todo o tempo perdido me entristece. Até quando todo o pessoal do Sul da Ilha vai ter que passar por isso?
Daniela Vieira
(Por Nanda Gobbi, DC, 15/04/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *