Explicações sobre o Plano Diretor
08/04/2010
Floram determina demolição de grande área no Rio Tavares
08/04/2010

Rede de esgoto em São José está instalada, mas não liberada

A rede de esgoto está ali, do outro lado da rua. Mas não servirá para nada. Pelo menos, até o final do ano. O impasse entre Casan e prefeitura de São José, que fez parar as obras de saneamento na cidade no ano passado, foi resolvido. Mas o sistema só será liberado ao final de 2010.

Até lá, José Carlos Henrique Maria, 58 anos, vai continuar apenas olhando. Morador da Rua Hidalgo Araújo, em Barreiros, ele sabe que embaixo das lajotas da via está instalada a rede de coleta de esgoto. Ele lembra da implantação feita há cerca de seis meses pela Casan. Mas o sistema completo no bairro não foi concluído. Por isso, José Carlos não pode fazer a ligação da sua casa na rede.

Em novembro de 2009, a prefeitura de São José embargou as obras, alegando que a repavimentação feita pela Casan após a abertura das valas não estava de acordo com as normas da prefeitura. Em 26 de março, um convênio foi firmado entre prefeitura e Casan, que vai liberar R$ 12 milhões para que a Secretaria de Obras faça a pavimentação. As obras de esgoto devem ser retomadas em 15 dias.

– O saneamento é mais importante do que qualquer coisa. Estou com a instalação pronta, mas não posso ligar – diz o morador.

Segundo Fábio Krieger, gerente de construção da Casan, os moradores não podem fazer as ligações porque o sistema não está pronto. Desta forma, não tem para onde ir os dejetos.

Outros três bairros da cidade vão receber a rede de coleta (veja quadro) e duas licitações devem ser lançadas até final de maio para ampliar o saneamento a mais quatro bairros. Com isso, São José sairá de um índice com 29% de saneamento para 50%.

A obra da Casan
– Recursos de R$ 26 milhões vindos do PAC e distribuídos em duas frentes: melhoria do sistema de abastecimento de água e de expansão da rede de esgoto
Abastecimento de água
– Bairros: Forquilhinha, Centro Histórico, Ponta de Baixo, Fazenda Santo Antônio, Sertão do Maruí
– Hoje: 85% da obra concluída
– Finalização: junho/julho de 2010
Rede de esgoto
– Bairros: Praia Comprida, Jardim Cidade Florianópolis, Barreiros e Bela Vista 1
– Hoje: 40% da obra concluída
– Finalização: dezembro de 2010

(Por Cristina Vieira, DC, 08/04/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *