Projetista das Olimpíadas de Barcelona recebeu o presidente da Câmara
26/04/2010
Aula sobre o PAC 2
27/04/2010

Para ajudar a parar o aquecimento global, pinte seu telhado de branco

Com o slogan “Ajude a parar o aquecimento global. Pinte seu telhado de branco”, a campanha de mídia impressa consiste em fotos individuais dos famosos fazendo um sinal de Pare, e estréia no próximo mês. Agir, mudar, transformar e fazer a diferença. Esse é o objetivo da “One Degree Less – White Roofs Initiatives for 100 Cities”, campanha criada pela ONG Green Building Council Brasil para ajudar a baixar a temperatura do planeta em um grau. A idéia é incentivar a pintura de telhados das grandes cidades e adiar o efeito de aquecimento global até que as nações façam um acordo internacional contra as mudanças climáticas. Campanha com a consultora de moda Costanza Pascolato, as atrizes Cristiane Torloni e Fernanda Paes Leme, a modelo Caroline Bittencourt, o cantor Toni Garrido, o ex-jogador de futebol Raí e a atleta Fernanda Murer são também os novos apoiadores da iniciativa e estão à frente dessa ação.

Para continuar a incentivar a população a pintar de branco telhados, lajes e coberturas e diminuir a temperatura do planeta, o GBC Brasil, em parceria com a Moma Propaganda, lança a segunda fase da campanha, com participação especial de personalidades.

A realização de todas as etapas da campanha foi feita pró-bono, em parceria com pessoas e empresas preocupadas e engajadas com questões ambientais. Desde a participação das celebridades, passando pela agência e maquiadores, até o reconhecido fotógrafo Mauricio Nahas, que cedeu seu estúdio em São Paulo para realizar as sessões de fotos. A veiculação da campanha também será pró-bono.

Até você pode fazer este simples trabalho

Para ajudar a combater o aquecimento global, basta pintar os telhados das casas, lajes e galpões de branco. Já existem no mercado tintas e materiais autolimpantes que facilitam a manutenção e evitam que as superfícies precisem ser pintadas novamente por muitos anos. “É possível diminuir os efeitos da incidência solar. Como efeito de comparação, uma típica casa emite aproximadamente, por ano, as mesmas 10 toneladas de CO2.”, segundo o laboratório norte-americano Lawrence Berkeley, apoiador da campanha, ao pintar as superfícies das construções com material claro. “Estima-se que para cada 100 m2 de cobertura pintada com cor branca são compensadas 10 toneladas de emissão de CO2 por ano, um resultado maior do que se pode imaginar” destaca Thassanee.
A campanha One Degree Less permite ainda a criação de empregos, já que pintores poderão se especializar na prática. A ação também envolve o estímulo aos chamados telhados verdes. Baixo custo e eficiência caracterizam esta iniciativa para combater o aquecimento global. Desde que foi lançada, em 2009, a campanha já conseguiu estimular a pintura de mais de 450 mil m2, o que equivale a retirada de 45 mil carros de circulação ou 45 mil tonelados de carbono.

Benefícios dos telhados brancos:

-Diminuição das ilhas de calor de prédios e casas;
-Diminuição da emissão de CO2.
-Ajuda a refletir raio solar de volta para espaço;
-Fácil aplicação e pouca manutenção;
-Resultado imediato e alto impacto;
-Reduz custo de ar condicionado e ventilador;
-Ação eficiente no combate ao aquecimento global.

(Acontecendo Aqui, 26/04/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Um copo de água de “Coco Verde” de 250 ml gera mais de “1 Kg de lixo”.

    Telhado Verde
    http://www.cocoverderj.com.br/coberturaverde.htm

    Painéis Verticais
    http://www.cocoverderj.com.br/jardimvertical.htm

    Recuperação de Áreas Degradadas
    http://www.cocoverderj.com.br/concha.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *