Capacitação
15/04/2010
Trânsito: Solução longe de chegar
15/04/2010

MTur quer rota marítima de Manaus a Florianópolis e anuncia portal de turismo náutico

Através de Planos Regionais de Turismo Náutico, cujo modelo piloto já foi iniciado pela Bahia, o Ministério do Turismo pretende incentivar ao setor e estimular a criação de uma rota marítima interligando Manaus a Florianópolis. A informação foi confirmada hoje por Ricardo Moesch, diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento do MTur, durante a abertura do Fórum de Turismo Náutico, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

“Temos um grupo de trabalho e estamos revendo questões como a legislação, financiamento, regularização, padronização de vistorias e infraestrutura, de modo a identificar os desafios que nos permitam criar uma rota marítima interligando Manaus até Florianópolis, a partir da criação de marinas. Não adianta ter apenas uma ou outra marina em funcionamento. Temos modelos bem sucedidos como Fort Lauderdale e a Croacia onde a exploração deste segmento tem dado bons resultados”.

Já a gerente de Acompanhamento e Estruturação de Produtos da Embratur, Karem Baena Basulto confirmou que o MTur está relançando a partir de hoje o portal sobre turismo náutico por meio do site www.brasiltour.com. “Este site tem versões em português, inglês e espanhol e a partir de hoje passa a contar com novas informações sobre o turismo náutico no país”, adiantou.

O Fórum de Turismo Náutico faz parte da programação do Rio Boat Show que será aberto amanhã na Marina da Glória com a participação de 130 empresas e que durante três dias deve gerar negócios na ordem de R$ 180 milhões. Na solenidade de abertura o diretor da Grmar, Ernani Paciornik, coordenador do evento confirmou que em função das chuvas a regata Rio Boat Show seria cancelada e anunciou uma campanha de arrecadação de mantimentos e roupas para os desabrigados das chuvas no Rio.

Já Luiz Brito, coordenador do grupo de Turismo Nautico do Rio de Janeiro lembrou a importância de se trabalhar políticas diferenciadas para o turismo náutico e o turismo marítimo. “Um trata de pequenas embarcações e outro de cruzeiros. Temos que ter políticas e ações diferenciadas”, destacou.

Já o subsecretário de Turismo, Pedro Guimarães destacou o potencial do Rio para a exploração do turismo náutico. “E um evento como o Rio Boat Show é de fundamental importância para discussão de políticas e ações para o setor”.

O destaque da abertura do Fórum ficou por meio de um painel com a participação de Hermano Gonçalves de Souza Carvalho, diretor do Departamento de Financiamento e Investimento do Mtur. Em sua explanação ele falou sobre a importância dos bancos oficiais passarem a criar linhas de financiamento para o turismo náutico atualmente restrito apenas a embarcações de pesca.

“A importância de um evento como o Rio Boat Show pode ser avaliada pela geração de cinco mil empregos diretos e indiretos e uma movimentação de negócios na ordem de R$ 180 milhões”, destacou. Já o ex-prefeito de Fort Lauderdale, Jim Naugle falou sobre a experiência bem sucedida realizada nos Estados Unidos onde o turismo náutico se tornou um dos expoentes do turismo local das cidades com potencial marítimo. Participaram ainda do painel, Loic Anglais, CEO da Dream Yatch Charter e Bruno Voisard, diretor da Federação das Indústrias Náuticas da França.

Prestigiaram o evento o presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim, o vice presidente da Riotur, José Carlos Sá, representantes do MTur e da Embratur, entre outros. O Fórum prossegue amanhã com a apresentação do Plano de Turismo Náutico da Bahia pelo ex-secretário Domingos Leonelli.

(Por Luiz Marcos Fernandes, Mercado e Eventos, 09/04/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *