Mercados públicos do calote em Floripa
19/04/2010
Palhoça terá bairro-cidade
19/04/2010

Mobilidade, para que te quero?

Editorial do Diário Catarinense (18/04/2010)
As recentes alterações no trânsito da SC-405, principal ligação entre o Sul da Ilha de Santa Catarina e o Centro da Capital, na tentativa de acabar com as constantes filas naquele movimentado e problemático percurso, ainda não surtiram os desejados efeitos. Mas a fase é de testes, e cabe esperar que, se essas medidas não resolverem o problema e a maioria dos especialistas na matéria garante que isso não será possível , ao menos amenizem a situação estressante enfrentada, diariamente, por milhares e milhares de munícipes e visitantes, principalmente nos horários de pico.
Com efeito, as medidas foram tão só cosméticas, enquanto o problema da falta de mobilidade – que hoje afeta cidades de grande e médio portes planeta afora – só será resolvido com providências de longo prazo, que envolvem, também, mudanças culturais. Decisões que só terão êxito se definidas e levadas à frente por uma parceria entre as comunidades afetadas e os poderes públicos.
De fato, Florianópolis, que hoje é a capital brasileira e a segunda cidade do mundo – só perde para a também turística Pukhet, na Indonésia – com a pior mobilidade, só começará a equacionar o problema que degrada a sua qualidade de vida, causa graves prejuízos à economia regional e resulta em danos de monta ao seu delicado ecossistema, quando investir forte em soluções alternativas, eficientes e seguras para o transporte coletivo, desestimulando o atual padrão de transporte individual, definitivamente esgotado.
As cidades não podem mais ser pensadas em função do automóvel, e isto é um consenso entre urbanistas e outros especialistas que se debruçam sobre o tema no mundo inteiro.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *