Governo do Estado acerta empréstimo para esgoto
01/04/2010
Preocupação com o meio ambiente motiva realização de audiência pública
01/04/2010

Governo de SC lança plano de marketing turístico

O Plano Catarina 2010, para orientar o marketing turístico do Estado nos próximos 10 anos, foi lançado, ontem, pela Secretaria de Turismo.
Elaborado pela consultoria espanhola Chias Marketing, que fez mais de cem planos turísticos pelo mundo, entre eles o Aquarela, da Embratur, o novo plano sugere o desenvolvimento do turismo ativo com qualidade e diversidade. A sua primeira recomendação é a de modernizar a marca SC.
O estudo ainda aponta as atividades com maior potencial como sendo aventura, cultura, ecoturismo, entretenimento, esportes, negócios, eventos, sol e praia, turismo de saúde, turismo rural e touring (city break, cruzeiros e turismo náutico).
Resultado de 10 meses de trabalho, o plano usa os dados de pesquisa feita sob encomenda pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com turistas, empresários do setor, operadoras nacionais e internacionais. Foram ouvidas 1,7 mil pessoas e abordados 39 aspectos qualitativos.
Para o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, que deixou a pasta ontem, os estudos confirmaram o que o empreendedor Beto Carrero dizia, que Santa Catarina é um parque de diversões.
Também presente no lançamento, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, afirmou que o plano, da forma como foi elaborado, não envelhece, e que o setor privado, especialmente o Conselho Estadual de Turismo, deverá ser o guardião das medidas recomendadas.
O estudo custou R$ 800 mil. A partir de agora, as ações de promoção turística do Estado seguirão as linhas traçadas por ele, observa o presidente da Santur, Valdir Walendowsky.
O presidente do Conselho Estadual de Turismo, Aristides Niehues, avaliou o plano como abrangente, que vai direcionar as ações do setor.
O empresário Ernesto São Thiago, do Porto Turístico de SC, observou que, com a inclusão do turismo de cruzeiros, a atividade deverá receber mais apoio para se desenvolver
(DC, 01/04/2010)
Turismo de luxo em SC
Da coluna Informe Econômico, por Estela Benetti (DC, 01/04/2010)
O que é luxo no turismo oferecido em Santa Catarina? Esta foi uma das perguntas respondidas durante a elaboração do Plano Catarina 2020, o novo plano de marketing turístico do Estado, lançado na manhã de ontem, no Hotel Majestic, em Florianópolis. Segundo o estudo, o conceito de luxo em turismo, no Estado, é espaço próprio para tranquilidade, tempo, paisagem e jeito catarinense.
Um dos objetivos é incentivar o turismo ativo, aquele em que o visitante pode fazer experiências, como contatos com a natureza, gastronomia, participações em eventos culturais, baladas e outros.
Com esse plano turístico elaborado pela Chias Marketing com base em pesquisa da FGV, mais a pesquisa da Oxford Economics, feita para o congresso do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), que apontou em 13% a participação do turismo no PIB do Estado, tanto lideranças políticas quanto empresariais têm informações para orientar ações ao setor, avalia o presidente da Santur, Valdir Walendowsky.
Plano será lei
O deputado Gilmar Knaesel, que entregou, ontem, o cargo de secretário de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, disse ter certeza que o Plano Catarina 2020 será transformado em lei, com aprovação na Assembleia Legislativa ainda este ano. Explica que se o plano é transformado em lei, os próximos governos terão que segui-lo.
O mais cotado para ser o novo secretário de Turismo é Gerson Hulbert, atual diretor dos fundos de cultura, turismo e esporte.
Não apenas sol e praia
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, que participou do lançamento do plano de marketing turístico do Estado, ontem, no Hotel Majestic, com a presença de aproximadamente 300 pessoas, disse que um dos desafios é atrair turistas o ano inteiro. Hoje, há concentração em sol e praia. Segundo ela, a integração entre os setores público e privado é fundamental para o desenvolvimento de um turismo voltado à qualidade. Jeanine disse, também, que os negócios devem ser rentáveis.
De saúde
Entre as 11 atividades motivacionais de turismo indicadas no novo plano de marketing do Estado está a saúde. As sugestões incluem bem-estar, termalismo, médicina e Spa. A propósito, muitas pessoas já vêm ao Estado para fazer cirurgias plásticas, outros procedimentos médicos e tratamentos odontológicos, estéticos ou não.
Os desafios do turismo
Da coluna de Carlos Damião (ND, 01/04/2010)
Florianópolis é a referência principal quando se trata de focalizar o turismo catarinense. É o produto mais conhecido, vendido e admirado. Essa revelação da pesquisa Plano Catarina, divulgada ontem, não chega a surpreender quem lida com a questão turística, muito menos os jornalistas. Mas o que é motivo de orgulho para os florianopolitanos, é também a razão para preocupações variadas, por conta do comprometimento da qualidade de vida e do crescimento populacional descontrolado.
Vender a marca Santa Catarina de maneira global no plano nacional e internacional, a partir da pesquisa realizada pela equipe do consultor Josep Chias, é um desafio grandioso, principalmente quando se leva em conta que a maioria (58%) dos visitantes associa Santa Catarina a praia, sol e verão. E todos sabemos que o Estado não tem apenas esses atrativos, sempre vinculados à região litorânea e maciçamente localizados em relação a Florianópolis.
Esportes
Um dado interessante revelado pelo Plano Catarina é a constatação de que Santa Catarina é identificada pelo surfe quando se trata de associar o Estado a uma modalidade esportiva. Quando se fala em personalidade esportiva, o tenista Gustavo Kuerten é o garoto-propaganda dos catarinenses.
Baladas
Outra informação relevante é relacionada ao Beto Carrero World, identificado nacional e internacionalmente como símbolo de entretenimento em Santa Catarina. Ao tratar de cultura, a alemã é preponderante como identificação externa do Estado. Quanto a festas, a Oktoberfest é imbatível. E no quesito de cidades voltadas ao entretenimento destacam-se Florianópolis e Balneário Camboriú.
Lotação
A plateia que lotou o auditório do Hotel Majestic – havia mais de 300 pessoas – era constituída em sua maioria por profissionais e empresários do trade turístico. Mas o evento atraiu também a atenção de prefeitos e dirigentes municipais de turismo, além de técnicos do setor.
A meta
O grande desafio apontado pelo Plano Catarina, de promover o Estado de forma ampla, é tarefa complicada, lenta e que, não por acaso, estabelece o ano de 2020 como meta para alcançar o objetivo. Uma das deficiências é a própria “marca” de marketing do Estado (o slogan Santa & Bela Catarina), considerada muito fraca pelos consultores.
Precariedade
O leitor nem precisa ser muito esperto para descobrir qual o principal problema apresentado pelos entrevistados na pesquisa do Plano Catarina – a infraestrutura rodoviária deficiente nos principais acessos aos pontos turísticos do Estado. Problema para ser tratado e resolvido pelos novos governantes, que assumem em 1º de janeiro de 2011.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. pollyana disse:

    O melhor marketing para o turismo esta em uma cidade segura, policiada, ruas e estradas em boas condicoes, vida cultural ativa, provisao de agua e eletricidade, precos justos e lazer familiar. Ah, tranquilidade e poder dormir a noite estao incluidos….
    Alguem se habilita?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *