Plano Diretor: Desmobilizados
01/04/2010
Novo piso da Beira-mar Norte pode prejudicar esportistas
05/04/2010

Florianópolis será projeto piloto de reserva da biosfera urbana da Unesco

Por ser um caso exemplar de convívio íntimo entre cidade e natureza, Florianópolis foi escolhida para ser uma reserva da biosfera urbana modelo pela Unesco durante o Congresso Mundial realizado em fevereiro em Madri, na Espanha. Neste mês, a ilha de Santa Catarina receberá a visita de uma equipe da instituição para discutir propostas deste projeto piloto.
“A cidade é a única onde está bem avançada a integração entre áreas urbanas e preservação ambiental”, diz o arquiteto argentino Ruben Pesci, da Fundación Cepa e um dos responsáveis pela inclusão de Florianópolis entre os locais caracterizados como reservas da biosfera urbana. O objetivo do projeto é mostrar que é possível sustentar a conservação da biodiversidade, em zonas onde a pressão do crescimento urbano parecem só ameaçar a preservação da natureza.
Florianópolis é uma síntese dos ecossistemas encontrados no litoral do estado. Possui baias, mares voltados para o vento, mata atlântica em recuperação, restinga, dunas, manguezais e lagoas.
Esta riqueza natural, no entanto, vem sendo ameaçada pela rápida urbanização e crescimento desordenado na ilha.O professor de arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Almir Reis, diz que é preciso voltar na história para entender como as estruturas de adaptação impactaram na cidade atual. O crescimento urbano turístico, por exemplo, é citado por ele como um dos pontos que exige uma atenção especial. “É preciso ver o quanto isto causou desastre ambiental.”
(UNITED PHOTO PRESS/De Olho na Ilha, 30/03/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Angela Liuti disse:

    Esta história de Reserva da Biosfera da Unesco, é o último chamariz para atrair incautos milionários para vir morar ou empreender na ilha”da MAGIA”. Puro markenting dos atrasados empreendedores locais. A idéia da Reserva da Biosfera nasceu no final do governo Angela Amin, por ilumindos dentro do IPUF, setores empresarial e uma das dezenas de fundaçôes que existem dentro da UFSC. Tomou forma no governo Dário Berguer e segue apoiado pelos setores produtivos de Florianópolis. É o verdadeiro Plano Diretor de Florianópolis que passou ao largo da população moradora da Ilha, que serviu de joguete nas mãos da prefeitura no engodo do plano Diretor Participativo. Na realidade , o Plano Diretor de Florianópolis continua seguindo o velho paradígma de ser gestado pelos setores que empreendem na Ilha, com a conivência do poder político da hora, a qualquer custo, em detrimento da população e do meio ambiente.A reserva da biosfera é só uma pílula dourada do capitalismo selvagem, com aura de sustentabilidade. O projeto de “Cidade que se quer” é aquele referendado em 13 Audiências Públicas Distritais, em que a população disse em que cidade quer viver, morar e cuidar para esta e futuras gerações.Angela Liuti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *