Operação no trânsito de Florianópolis inicia nesta segunda-feira
11/04/2010
Restaurantes de Florianópolis participam do Festival Brasil Sabor 2010
12/04/2010

Bairro “verde” em Palhoça e energia solar

Da coluna Informe Econômico, por Estella Benetti (DC, 12/04/2010)

A Cidade Universitária Pedra Branca e o Espírito Santo Property Brasil (ESPB), braço imobiliário do grupo português Espírito Santo, iniciam, amanhã, parceria para a construção de um bairro sustentável. A primeira quadra, definida como centro de bairro, receberá investimentos de R$ 82 milhões. O presidente da Pedra Branca, Valério Gomes Neto, e o executivo do ESPB, Sergio Luiz dos Santos Vieira, participam de evento de apresentação do empreendimento amanhã à tarde. O projeto foi selecionado pela Fundação Clinton para participar do Programa de Desenvolvimento Positivo do Clima.

Supermercados sustentáveis

O grupo francês Casino gera 40 MW de energia solar em coberturas com placas fotovoltaicas de estacionamentos em suas lojas. Para conhecer os projetos do Instituto Ideal de Energias Alternativas para a América Latina, baseado em Florianópolis, o vice-presidente de Desenvolvimento do grupo, François d’Hauthuille, se reunirá hoje com o presidente do instituto, Mauro Passos. Vem acompanhado dos gerentes de desenvolvimento Nicolas Villet e Virginie Milosevic.

Novos empreendimentos estão surgindo na Grande Florianópolis
(Acontecendo Aqui, 09/04/2010)

Considerado um projeto sustentável pioneiro no país, o bairro-cidade planejado para 30 mil pessoas será erguido através da parceria das empresas Pedra Branca e Espírito Santo Property Brasil (ESPB), braço imobiliário brasileiro do Grupo Espírito Santo – um dos maiores do setor financeiro de Portugal.

“Ao identificar princípios e objetivos similares aos nossos, nos associamos à Pedra Branca para realizar este projeto de urbanismo sustentável. Com isso estamos agregando expertises e experiências nacionais e internacionais na realização e gestão de empreendimentos diferenciados, além dos capitais a serem investidos na infraestrutura e na construção dos edifícios”, diz Sergio Vieira, investidor.

Para Valério Gomes, presidente da Pedra Branca e idealizador do ‘bairro-cidade’ na Grande Florianópolis, a parceria com o Grupo Espírito Santo viabilizará este projeto que colocará Santa Catarina na vitrine mundial do urbanismo sustentável. O centro de bairro foi selecionado pela Fundação Clinton para participar do Programa de Desenvolvimento Positivo do Clima.

Lançamento das duas primeiras quadras inicia em 2010
Estão previstas 47 quadras na ‘Nova Pedra Branca’, que não ficarão restritas às residências – uma mesma quadra contará com edifícios para habitação e escritórios. A primeira quadra, projetada pelo escritório de arquitetura Marchetti + Bonetti com a consultoria da empresa norte-americana DPZ Latin América, começa a ser construída ainda neste ano. Totalmente sustentável, o condomínio terá captação de água da chuva, energia solar e o reuso de água. A quadra terá o perfil de todo o empreendimento, incorporando em uma mesma área espaços para trabalho, moradia e lazer. Serão quatro edifícios, que terão um total de 217 apartamentos. No segundo semestre será lançada a segunda quadra, com habitação e escritórios.

O projeto do bairro sustentável fugirá do conceito dos condomínios fechados, criando uma comunidade que privilegia o pedestre e a preservação do meio ambiente local e das áreas verdes. No bairro-cidade as pessoas poderão morar, trabalhar, estudar e se divertir ao alcance de uma caminhada. O empreendimento conta com a chancela do conselho nacional de prédios verdes (GBC Brasil) e nos próximos 15 anos deve comportar até 30 mil habitantes em uma área de 1,7 milhão de metros quadrados e gerar aproximadamente 15 mil empregos.

(Acontecendo Aqui, 09/04/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *