A Floripa de amanhã começa agora
27/03/2010
“Energia solar é própria para o Brasil”
29/03/2010

Turismo, um bom negócio

Artigo escrito por João Luís dos Santos Moreira, Economista, presidente da Confederação Brasileira de Convention Visitors Bureaux (DC, 27/03/2010)

Divulgado nos primeiros dias de março, o resultado da atividade turística no Brasil, no ano passado, revela que o segmento é um próspero negócio, mesmo diante de eventuais dificuldades econômicas. Foram 106 mil novos empregos formais criados em 2009, um crescimento em torno de 5% ao ano e que deve se repetir em 2010. O setor recepciona, hoje, um total de 2,2 milhões de trabalhadores com carteira assinada. A hotelaria continua a responder pela maior parte dos novos postos de trabalho. As informações apontam para dias mais promissores quando tratam do mercado para o turismo de eventos e negócios, feiras, viagens e cruzeiros marítimos. Além da alta carga tributária, uma queixa generalizada é quanto à escassez de pessoal qualificado.

O turismo figura em quinto lugar na pauta de exportações brasileiras e é o primeiro item na balança comercial no segmento de prestação de serviço, indica a 6ª Pesquisa Anual da Conjuntura Econômica do Turismo realizada pela Fundação Getúlio Vargas por encomenda do Ministério do Turismo.

A pesquisa aponta, porém, que o Brasil continua na marca dos 5 milhões de turistas estrangeiros que recebe a cada ano. Em 2009, eles gastaram aqui US$ 6 bilhões. Na prática, porém, isso reforça uma situação incômoda, que nos persegue há mais de uma década: malgrado os investimentos na promoção e divulgação do destino Brasil no exterior, essa política ainda frustra as expectativas. Por essa razão, no meu entender, romper a barreira dos 5 milhões de visitantes estrangeiros é um dos grandes desafios profissionais que enfrentaremos nos próximos anos. A favor dessa meta, com toda certeza, teremos a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos e os Jogos Militares, eventos que trarão milhares de estrangeiros ao Brasil.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *