Vamos preparar a cidade para os 300 anos?
29/03/2010
Transporte marítimo: capitão da Marinha fala sobre segurança
29/03/2010

Transporte marítimo: Presidente da Cooperbarco relata experiência na Lagoa

Palestra de presidente da Cooperbarco, Volnei Valdir Andrade, que também é filho do pioneiro em transporte lacustre na Lagoa, relembra a história da cooperativa de barqueiros no I Seminário sobre Transporte Marítimo de Florianópolis, realizado em 25/03/2010.
A Cooperbarco iniciou o seu transporte de passageiros em 1995, mas, antes, o transporte de passageiro na Costa da Lagoa iniciou em 1963, com Onofre Amaro Laureano que fazia este deslocamento em uma canoa motorizada. A saída era na quarta-feira, bem cedinho e tinha que ser agendada com dois dias de antecedência.
Para que os filhos pudessem continuar seus estudos, começou o transporte de barco da lagoa.
Em 1982 está registrada a primeira linha com horários pré-definidos, e, aos poucos, devido a necessidade, os pescadores começam a comprar outros barcos. Em 1986 houve a aquisição de três novos barcos.
O panorama começa a mudar. Os estudantes, que antes só completavam até a quarta série começam a querer freqüentar o ensino fundamental A prefeitura contratou o meu pai para fazer este trajeto.
A prefeitura passou, depois, a concessão deste transporte para a COMCAP, mas apenas três barcos faziam este trajeto, o que era insuficiente para a comunidade.
Os barqueiros resolveram, então, se unir. Como os barcos eram pequenos, tínhamos uma regra: a prioridade era para os moradores, apenas se sobrasse lugar, para os turistas.
Um ano após a fundação da cooperativa, a COOPERBARCO recebeu a concessão desse transporte, com ajuda de custeio. Hoje, somos em 27 associados. Antes, eram 60 pontos, cada pedaçinho de madeira era um ponto e os barcos demoravam mais de uma hora. Aí veio a melhoria com os novos trapiches na época da Ângela Amim, a aquisição de novos barcos com capacidade para mais passageiros.
Queríamos investir em barcos maiores, para sessenta passageiros. Na época, todos diziam “tu tás é tolo trazer um barco deste tamanho pra não ganhar nada”. Mas, nós olhávamos pra frente.
O que não conseguimos em 14 anos, estamos conseguindo nesta gestão. Recentemente, reformamos um trapiche de pesca na Costa da Lagoa, que era um sonho que se arrastava. Assim conseguimos vaga para mais 15 pais de família trabalharem. Gerando fonte de renda e conforto para toda a comunidade. O ideal é desafogar a Bacia da Lagoa.
Conseguimos reformar o trapiche da Barra da Lagoa e implementar uma linha executiva entre a Barra e a Lagoa da Conceição.
Com esta parceria agora, a Cooperbarco terá, com certeza, um futuro promissor, com mais geração de renda para os seus associados.
No verão, nós temos 150 pessoas trabalhando no turismo, em restaurante, etc e que dependem da cooperativa. Porque nós moradores levamos o turista pra restaurante de morador. Se você terceiriza, você perde isso.
A Cooperativa tem 16 anos e nunca teve nenhuma ocorrência, nenhum acidente. Porque são realmente pescadores, que conhecem bem a região, toda a área da bacia da lagoa. E, até hoje, temos um trabalho voluntário de levar as crianças pra escola por meia tarifa, sem ganhar ajuda nenhuma da prefeitura por isso. No inverno, gastamos mais em diesel do que ganhamos. Além disso, transportamos animais sem cobrar nada, porque alguém tem que levar. Se a comunidade não gostasse do trabalho que está sendo feito, já teria pedido que fossem construídas estradas ali. Mas, quem mais vai transportar animais, compras, material…sem cobrar nada a mais?
(PMF, 26/03/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *