Entidades debatem coleta de resíduos sólidos no Centro
11/03/2010
Monitoramento urbano
12/03/2010

As Lojas Koerich e a Carioca Calçados adotaram a famosa Praça central da capital catarinense, assegurando a manutenção e a conservação deste patrimônio da cidade e ponto turístico famoso internacionalmente.

Assinaram o Termo de Cooperação para Adoção de área pública o prefeito de Florianópolis, Dário Elias Berger, o Diretor Superintendente da FLORAM, Gerson Basso, a Presidente da Associação FloripAmanhã, Zena Becker (a esquerda na foto), as Lojas Koerich, na pessoa de Antônio Koerich, e Carioca Calçados, representada por Pedro Paulo Abreu. A solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira (11/03), no gabinete do prefeito, com cerca de 80 pessoas prestigiando o ato.

A solenidade de assinatura marcou a retomada do programa “Adote um praça”, uma iniciativa da Associação FloripAmanhã em parceria com a Prefeitura — através da Floram — iniciada em 2006.

A FloripAmanhã faz a ponte entre as empresas interessadas e o poder público municipal, responsável pela execução do termo de compromisso e fiscalização. Após um ano parado, o programa volta para resgatar a principal praça da cidade.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis fica encarregada da limpeza e troca do petit pave, policiamento, retirada dos cães, manutenção da iluminação e decoração da praça em datas festivas, informa Gerson Basso. Em contrapartida, as Lojas Koerich e Carioca Calçados serão responsáveis pela conservação e manutenção, incluindo a mão-de-obra para execução dos serviços, como jardinagem, troca de flores nas estações e demais melhorias no espaço físico.

O empresário Antônio Koerich ressaltou a felicidade em adotar um símbolo de Florianópolis e mantê-lo vivo na memória de todos os catarinenses e também dos turistas que circulam na Capital. “Somos uma empresa cinqüentenária, que sempre trabalhou pela comunidade e por isso abraçamos essa causa, fazendo com que a paça continue pertencendo a comunidade com dignidade”, afirma.

“As melhorias não poderão alterar o layout existente da Praça e toda alteração proposta deverá ser submetida à Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis. Com essa parceria nosso objetivo é manter vivo um dos mais antigos cartões postais de Florianópolis”, explicou Dário.

Com a parceria firmada, ficou definido que a praça não será cercada. “Uma cidade não se constrói apenas de poder público, é feita a partir de diversos vetores, e quando há integração desses vetores, da aliança entre o poder público e a iniciativa privada, há a possibilidade real do desenvolvimento concreto da cidade”, sublinhou o prefeito.

As lojas Koerich e a Carioca Calçados iniciam seus trabalhos na próxima segunda-feira e a intenção é entregar a Praça 15 para prefeitura até 23 de março, data em que é  comemorado  o aniversário de 284 anos da cidade, porém a concretização desse calendário dependerá não apenas da mão-de-obra, mas também de fatores climáticos.

“Estamos nos dedicando a este momento, procurando desempenhar bem o nosso papel como cidadãos, fazendo nossa parte e trazendo novamente para a sociedade a Praça XV de Novembro”, finaliza o empresário Antônio Koerich.

(Associação FloripAmanhã, com informações da PMF e Apoio Comunicação/Koerich. Republicado por Acontecendo Aqui, 12/03/2010))

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Só podemos parabenizar a iniciativa de empresas como estas que se preocupam com sua cidade. Esta praça é o cartão postal da Florianópolis ponto de encontro de moradores locais como também atração turistica. Vamos fazer dela um local alegre, com atrações culturais e muito mais.
    Parabéns também à Floripaamanhã por dar continuidade neste projeto maravilhoso.

  2. itacir do livramento disse:

    muito bom as empresas se preocupar com nossas prasas ponto turistico, mais tem que
    tirar todos as usuarios de drogas e encaminhar para tratamento, obrigação da prefeitura que nem senpre age correto ,nós
    da associação comunitaria da vila santa rosa
    estamos junto com os amigos que pençam na
    cidade ,vamos trazer mais turistas pra cá,
    mais tem que melhorar muinto esta precario
    segurança ,e tranporte pubrico, e saneamento basico ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *