FATMA convoca seis milhões de catarinenses para serem fiscais do meio ambiente
18/03/2010
Após 4 anos, está perto do fim o levantamento florestal em SC
19/03/2010

Plano Diretor: Líderes comunitários prometem barulho na audiência pública de hoje

O Plano Diretor da Capital, que define estratégias de crescimento da cidade para os próximos 20 anos, vai ser apresentado hoje pela prefeitura. A audiência pública deve ser marcada por protestos de pelo menos duas associações de moradores. Representantes da Associação dos Moradores do Campeche (Amocam) e da Lagoa da Conceição (Amola) dizem que as propostas das comunidades não foram atendidas no projeto elaborado pela Fundação Cepa, contratada pela prefeitura.

A principal reclamação é quanto à altura dos prédios.

– Não queríamos verticalização no bairro. Em alguns lugares serão permitidos prédios de até 12 andares – protesta o presidente da Amocam, Ataíde Silva, adiantando que moradores usarão nariz de palhaço e levarão cartazes para a audiência pública.

Ontem, em uma reunião entre entidades da região, foi definido que os moradores também vão protestar com camisetas pretas.

Na Lagoa da Conceição, a reclamação é de que poderão ser construídos prédios de até quadro andares.

– Já temos problemas de infraestrutura, e a Lagoa da Conceição tem vários pontos impróprios para banho – reclama Aurélio Tertuliano de Oliveira, que já foi presidente da Amola.

Para o sábado, está prevista uma manifestação em frente ao terminal da Lagoa, a partir do meio-dia, com coleta de assinaturas para um abaixo-assinado.

Na terça-feira, um ato parecido será realizado na pracinha da Lagoa. O documento será encaminhado para a Câmara de Vereadores, onde o plano será entregue.

Na Praia dos Ingleses, segundo Paulo Henrique Spinelli, que foi representante do bairro na discussão do plano, há apenas pequenas divergências entre o projeto e o que a comunidade solicitou:

– Vamos pedir que a entrega na câmara seja adiada.

Confira as principais propostas do Plano Diretor em infográfico animado

(Por Mauricio Frighetto, DC, 18/03/2010)

ÚLTIMA CHAMADA

Da coluna Visor, por Rafael Martini (DC, 18/03/2010)

É hoje a audiência pública para a apresentação do anteprojeto do Plano Diretor Participativo à comunidade da Capital. Começa às 18h30min, no Teatro Álvaro de Carvalho. Ontem, os vereadores puderam conhecer a proposta em primeira mão. Já tem até parlamentar com assessoria técnica contratada para analisar cada ponto dos 388 artigos. E no sábado, dia 20, os moradores da Lagoa prometem uma grande mobilização para protestar contra as mudanças.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *