Museu Victor Meirelles promove Colóquio Tríptico das Paixões
30/03/2010
Todos em busca de soluções para a música local
30/03/2010

Ocupação na Páscoa deve ser melhor que em 2009

Tempo bom e condição financeira melhor dos visitantes devem resultar num feriado movimentado nas cidades turísticas de SC

Melhor que o ano passado, com certeza. Depois de um período de crise, a expectativa do trade turístico catarinense é ter este ano uma ocupação hoteleira maior que em 2009 para o feriado de Páscoa, o último suspiro da temporada. A dúvida é se o êxito de 2008 será repetido.

Uma dos entraves para atingir a meta de 89,6%, taxa de ocupação alcançada em 2008, é a ausência dos uruguaios. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) em SC, João Eduardo Moritz, lembra que há quatro anos, os vizinhos ao Sul praticamente lotavam os hotéis no litoral catarinense nesta época do ano.

É que no Uruguai as comemorações da Semana Santa começam no Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa. Mas agora, as dificuldades econômicas daquele país podem estar afastando os uruguaios de SC, na avaliação de Moritz.

Cerca de 950 uruguaios devem desembarcar em Florianópolis, no Aeroporto Hercílio Luz. Nesta semana, estão previstos oito voos charter (dois da Pluna Líneas Aéreas Uruguayas e seis da Aerolíneas Argentina), todos com origem em Montevidéu, a capital uruguaia, sem contar dois voos fretados da TAM e dois da Gol.

A Abih/SC prevê ocupação de 95% nos hotéis fazenda, 90% nos de águas termais e 75% nos outros hotéis, baseada nas reservas. Em 2009, a média de ocupação no Estado ficou em 56,29%, bem abaixo dos 89,6% de 2008. A torcida de Moritz é para que 2010 se iguale a esta marca.

Na Grande Florianópolis, a ocupação hoteleira deve ficar entre 10% a 20% maior que no ano passado, atingindo cerca de 60%. A previsão é de Tarcísio Schmitt, presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares de Florianópolis e região. No ano passado, a taxa ficou em 50,3%, mas em 2008 atingiu 64,3%.

Balneário Camboriú deve ter uma ocupação de 80%

O começo de outono mais agradável, com temperaturas altas e períodos de sol, é um bom atrativo para o feriado da Páscoa.

A opinião é da presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú (Sindisol), Karina Peters.

A dirigente espera uma ocupação elevada, em torno de 80%, em função da semana de feriado no Uruguai.

– É um mercado emissor bastante forte para Balneário nesta época.

Karina também percebe redução no número de uruguaios nos feriados de Páscoa. Um dos motivos é a maior presença de argentinos nesta época, o que acabou ofuscando os uruguaios, proporcionalmente. O real forte, mais caro que outras moedas na América Latina, também está afastando turistas dessa região. Mas a expectativa de ocupação é boa. Karina afirma que o movimento em todas as datas festivas deste ano superaram o ano passado.

Gaúchos, paulistas e paranaenses certamente estarão entre os turistas no Estado, mas os catarinenses também devem movimentar o setor, na avaliação do presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens de SC (Abav/SC), Eduardo Loch.

– Temos que abrir mais os olhos para o fluxo turístico interno.

Na semana após a realização do 1º Salão Catarinense de Turismo, Eduardo Loch acredita que a divulgação do Estado tem sido promissora, tanto para o público local quanto de fora.

(Por Alicia Alão, DC, 30/03/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *