Dívida ameaça a coleta de lixo
17/03/2010
Edital para projeto de reforma em praça de Florianópolis foi lançado ontem
17/03/2010

A prefeitura de Florianópolis lançará na próxima sexta-feira o edital de licitação de 200 táxis. Desse total, 120 serão incluídos no sistema de transporte até o final do primeiro semestre.
Oprefeito em exercício, João Batista Nunes, adianta que os veículos serão distribuídos no Norte, Sul, Itacorubi e Lagoa, regiões com maior carência do serviço. Ele explica que os 80 táxis restantes serão chamados à medida que houver necessidade.
João Batista justifica que há preocupação em não inviabilizar o negócio com aumento da frota além da demanda. Um decreto da prefeitura estipula um táxi para cada grupo de 800 moradores. O número foi determinado por uma equipe técnica que estudou a situação de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. Hoje, existem 258 carros para 408 mil habitantes – média de um veículo para cada 1.581 pessoas.
O diretor de Planejamento Operacional da Secretaria de Transportes, Marcelo da Silva, afirma que a expansão da frota não terá impacto no preço da tarifa. Ele explica que o valor é calculado com base nos custos, item sem qualquer relação com o número de carros na praça.
A data das provas e o custo das inscrições ainda não foram definidos. O assessor jurídico da Secretaria de Transportes, Rodrigo Graciosa, lembra que a licitação de 2007 foi anulada e as pessoas que pagaram a taxa serão automaticamente incluídas neste processo. Se preferirem, elas podem recebem o dinheiro de volta.
A licitação terá duas fases. Na primeira, os candidatos respondem questões de conhecimentos gerais. A última analisa questões técnicas, como o carro usado no serviço.
O prefeito em exercício avisa que profissionais que trabalham para donos de táxis terão preferência.
Hoje a frota de táxis é de 258 / 1581 táxis por morador. Até julho: 378 táxis / 1070 por morador. A meta da Prefeitura (sem previsão) é de uma frota com 458 táxis / 890 por morador.
(Por Felipe Pereira, DC, 17/03/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *