Plano Diretor não será entregue hoje na Câmara
30/03/2010
Exposição coletiva reúne ícones da arte Naïf em Florianópolis
31/03/2010

Força-tarefa apreende 44 bois em situação irregular

Uma ação conjunta da Polícia Militar (PM), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc) e Ministério Público de SC (MP-SC) apreendeu 44 bois numa fazenda em Governador Celso Ramos na manhã de ontem. A suspeita é de que os animais seriam usados na farra do boi. Parte dos bois apreendidos não portavam o brinco bovino. O acessório, entregue gratuitamente aos produtores pela Cidasc, é obrigatório e traz informações sobre propriedade e origem do animal. O gado em situação irregular foi descoberto numa área na comunidade Jordão por meio de denúncias encaminhadas à polícia. A suspeita, segundo o major Edenilvo Gilio de Oliveira, comandante da operação, é de que os bois teriam sido levados até o local para a prática da farra do boi nas próximas semanas. Do rebanho apreendido, pelo menos 21 animais estavam sem o brinco de identificação.

– A falta da identificação já caracteriza um alto risco de contaminação para o rebanho em SC, que se destaca no mercado interno e externo, entre outros fatores, por estar livre da febre aftosa sem vacinação – explica Taísa Goulart, coordenadora do setor de fiscalização da Cidasc. Por terem contato com os bois de origem desconhecida, os animais que estavam brincados também foram recolhidos. Todos foram levados a abatedouros autorizados para serem sacrificados.

A fazenda onde os animais eram criados foi interditada por 30 dias, período determinado para a desinfecção da área. O dono do rebanho, que não estava no local, foi multado em, aproximadamente, R$ 1 mil.

(DC, 31/03/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *