Sogeplan lança cursos de Direito para o 3º Setor e de Elaboração de projetos
19/03/2010
São José: Adeus ao título de cidade-dormitório
19/03/2010

Estudantes de Florianópolis receberão computadores portáteis do MEC

Ele é verde e branco, tem o tamanho de um caderno e pesa pouco mais do que um estojo. O Laptop XO, uma espécie de livro do futuro, será entregue a todos os alunos do primeiro ao sexto ano da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis, na segunda-feira. O computador poderá ser levado para casa.

Serão distribuídos 416 laptops. Os equipamentos fazem parte de um programa nacional do Ministério da Educação (MEC). No Brasil, 300 escolas vão fazer parte do projeto. À escola de Florianópolis os computadores já chegaram por causa de uma parceria do MEC com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).

No meio do ano, a Escola Vitor Miguel de Souza, no Bairro Itacorubi, também fará parte da iniciativa. O objetivo é inserir a tecnologia na vida dos estudantes e permitir o uso de ferramentas como a internet.

– Teremos duas escolas de Florianópolis no programa. Mas esperamos ampliar esse número – disse o secretário municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

Na Escola Aricomedes, apesar de já terem visto os computadores, os estudantes estão na expectativa. Os alunos do quarto ano Thiago Bauer e Erick Andrade, os dois de nove anos, imaginam que a aula sobre o sistema solar pode ficar mais interessante.

– Os professores disseram que a gente vai aprender mais – disse Eric.

A diretora da escola, Marizilda Alves de Araújo, lembrou que o laptop não será usado o tempo inteiro.

– Será como um livro. Em algum momento da aula o professor vai pedir para os alunos usarem – explicou.

O computador tem editor de texto, jogos educativos e de lógica e acesso à internet. Para isso, será instalada na escola uma rede de internet sem fio. O aparelho ainda tira foto e filma. Também serão entregues quatro computadores, todos com projetores, para os professores.

– Hoje, a escola tem um laboratório com 16 computadores. A sala é disputada. Cada professor precisa agendar um horário para levar os alunos até o local – disse a diretora.

Como os alunos poderão levar o laptop para casa, espera-se que os pais entrem nesta onda tecnológica.

Ficha técnica
– Nome: Laptop XO
– Capacidade de memória: 1 GB
– Espaço em disco: 256 MB
– Peso: um quilo
– Largura: 17,5 centímetros
– Preço: 150 dólares (R$ 264,48)
– Quem financia: Ministério da Educação

(Por Mauricio Frighetto, DC, 19/03/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *