Lei que proíbe cigarro entra em vigor a partir da primeira hora desta quinta-feira
25/03/2010
Mobilidade nos Açores
25/03/2010

ABIH-SC promove oficinas de atualização durante o 24º Encatho

Entre os dias 28 e 30 de abril a ABIH-SC realiza, no CentroSul, em Florianópolis, o 24º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho) e a 22ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis (Exprotel). Durante os eventos serão debatidos assuntos de interesse do setor hoteleiro e de turismo através da troca de informações técnicas e tecnológicas e apresentação de propostas inovadoras e soluções criativas. Durante o evento destinado a empresários, hoteleiros, trade, profissionais do setor, estudantes e fornecedores haverá apresentação de cases; oficinas de atualização; Seminário de Turismo e Hotelaria; Simpósio de Governança Hoteleira; Rodadas de Negócios; Reunião Institucional e momentos de confraternização.

A ABIH-SC oferece nesta edição seis oficinas, duas palestras e dois cases de sucesso. O objetivo dos encontros é a apresentação e apreciação de temas atuais de interesse da hotelaria e turismo. Os temas propostos têm o intuito de promover atualização; procedimentos administrativos e racionalização de processos; apresentar novos equipamentos e formas de uso e ainda apresentar instrumentos úteis ao segmento da hotelaria e turismo. Conheça alguns temas e palestrantes.

Quinta-feira – 29 de abril

No dia 29 de abril, das 14h às 15h, a arquiteta Maria Lúcia Mendes Gobbi ministra a Oficina “Modernização de hotéis, gastando o mínimo possível”. O tema foi muito requisitado pelos hoteleiros que querem manter seus equipamentos atualizados, mas sem grandes investimentos. No mesmo horário, representantes do Badesc vão falar sobre o papel dos bancos de desenvolvimento como indutores do crescimento.

Sexta-feira – 30 de abril

No dia 30 de abril, das 14h às 15h, Márcio Moraes, Gerente de Planejamento de Carreira da Quem Indica Consultoria, virá de São Paulo falar de “RH e Gestão Empresarial”. Moraes está no mercado hoteleiro há mais de 20 anos e tem experiência em gestão de hotéis e consultoria para indústria hoteleira. Professor universitário, leciona disciplinas na área de gestão e empreendedorismo. Formado em Hotelaria pelo Centro Universitário SENAC de Campos do Jordão, possui diversas especialidades, com destaque para: Planejamento e Marketing Turístico, Qualidade e Produtividade.

Para explanar sobre “Novas formas de venda: a internet como ferramenta”, Olimpio Araujo Junior, diretor da OAJ Gestão de Marketing de Curitiba, falará sobre seus mais de 10 anos de experiência em Comunicação e Marketing pela Internet. Araujo Junior atuou como gerente e diretor de Comunicação e Marketing em diversas empresas. É formado no MBA em Comunicação Integrada de Marketing e no MBA em Gestão Comercial, ambos pela Fundação Getulio Vargas. A Oficina tem início também às 14h.

A partir das 16h Andréa Vieira Linhares Mendes falará sobre “Indicadores de desempenho”. Consultora de Hotéis, Andréa tua na área de diagnóstico, propostas de reestruturação, implantação e gestão de hotéis de pequeno e médio porte. É formada em Administração com Gestão em Hotelaria e MBA para Executivos; consultora e instrutora de Gestão Financeira e de Eventos da ABIH-SC. Atuou na hotelaria em gerência, comercial, eventos e governança. Ministrou cursos no SENAC e no CEDUP. No SHRBS foi instrutora dos cursos de Excelência em Atendimento e Administração.

A oficina sobre “Meio Ambiente, Sustentabilidade e Sociedade” será ministrada por Hans Michael Van Bellen, engenheiro mecânico com mestrado em administração e doutorado em engenharia pela UFSC e pela Universidade de Dortmund, Alemanha. Atualmente é professor adjunto da UFSC, vinculado ao Departamento de Engenharia do Conhecimento do Centro Tecnológico. Atua como docente e pesquisador nos programas de pós-graduação em Administração e Contabilidade nos temas: indicadores de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento e meio ambiente, terceiro setor e economia ecológica.

Cases

Além das oficinas durante o Encatho haverá apresentação de cases de sucesso. No dia 30 de abril, das 18h30 às 19h30, serão apresentados os Cases Il Campanário e Ponta dos Ganchos Resort, que ganharam evidência no Guia Quatro Rodas. O Ponta dos Ganchos Resort foi eleito o “Resort do Ano” pelo Guia. Nicolas Klenner Peluffo, diretor geral do empreendimento, explica como conseguiu posicionar o hotel entre os melhores de sua categoria (pequenos hotéis de luxo). Eduy Azevedo, gerente geral do IL Campanário, vai falar aos participantes do evento sobre o destaque que o empreendimento recebeu no Guia no quesito “Novidades do Ano”.

Palestra Magna

O palestrante e escritor Luis Paulo Luppa vai conduzir a Palestra Magna. Ele é o maior especialista em vendas do Brasil, autor de 16 livros e 26 DVDs, destacando-se o best seller “O Vendedor Pit Bull”, que está presente em mais de 30 países. Ele palestra no dia 29 de abril, a partir das 17h30, com o objetivo de apresentar sugestão de técnicas e estratégias para aumentar a ocupação hoteleira.

Palestra técnica

O professor e escritor Marcelo Peruzzo vai ministrar a palestra técnica no dia 30 de abril, às 17h. Com 23 anos de experiência de mercado, é mestre em Gestão de Negócios pela UFSC; pós-graduado em Marketing pela FAE Business School e Graduado em Análise de Sistemas pela Escola Superior de Ensinos Empresariais em Informática. Peruzzo é autor dos livros “O Líder Pensador – Quem pensa, manda! Quem processa, obedece!”, “Os Dez Mandamentos de Deus e os Pecados Organizacionais”, “Jesus de Gravata”, “O Caminho do Perdão” e de outras publicações acadêmicas.As inscrições para as palestras, cases e oficinas são limitadas.

(Revista Making Off, 24/03/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *