O elevado e a mobilidade
08/02/2010
Transporte marítimo para melhorar a mobilidade urbana da cidade
08/02/2010

Uso de Energias Renováveis é destaque no Floripa Tem 2010

A quarta edição do Floripa Tem, que termina no próximo domingo, 07, se destacou pelas ações de sustentabilidade em suas cinco Embaixadas. Ações para a reutilização de energias, plantio de mudas e mutirão de limpeza foram algumas das iniciativas realizadas.
Na Embaixada da Beira-mar, um equipamento gerador de energia renovável eólica e solar foi instalado, em uma iniciativa pioneira, com o objetivo de gerar eletricidade limpa, de graça e inesgotável. O sistema híbrido instalado pela GO NATURE, composto por uma turbina eólica e dois painéis solares fotovoltaicos foi responsável pela alimentação dos computadores, que fornecem acesso gratuito a internet.
Já na Embaixada da Praia Mole, o Floripa Tem e a Ong Verde Futuro, designada pelo Ministério Público como fiscalizadora da área ambiental da praia, foram responsáveis pela reconstrução da cerca de proteção da restinga e pelo desenvolvimento de 50 placas de conscientização ambiental.
Na mesma praia, o Floripa Tem realizou um mutirão de limpeza Santander para recolher o micro lixo deixado pelos usuários. Durante a ação, centenas de sacolas de lixo biodegradáveis foram entregues e cerca de 10kg de resíduos foram recolhidos. Após a pesagem, os micro-lixos foram mensurados e chegou-se a conclusão que a energia gerada com a reciclagem do material é equivalente a 28 horas de utilização de um ar condicionado ou 14 horas de um chuveiro elétrico. No mesmo dia, uma tartaruga reabilitada pelo projeto Tamar, patrocinado pela Petrobras, que também é patrocinadora do Floripa Tem, foi solta nas águas da Praia Mole.
Para dar continuidade ao plantio de mudas nativas, realizado na Praia Mole, outras 250 mudas de Ipês Amarelos, Guapuruvu, Acerelos e Pitangueiras foram doadas e serão plantadas no entorno das Embaixadas do Floripa Tem. Todas as plantas serão entregues com um flyer explicativo sobre a capacidade de absorção de carbono de cada uma delas.
Além disto, lixeiras de coleta seletiva e recolhedores de pilhas foram instalados nas Embaixadas, uma oficina com matérias reciclados foi realizada na Arena Kids e todo o material utilizado no projeto arquitetônico das Embaixadas foram reaproveitados.
O Floripa Tem conta com o patrocínio da Cerveja Sol, Santander, Embratel e Petrobras. Uma realização do Grupo RBS com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, do Governo do Estado através do Funturismo, e do Florianópolis Convention & Visitors Bureau.
(Revista Making Of, 08/02/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *