Câmara Municipal homenageia Zena Becker
23/02/2010
Menos farra-do-boi
23/02/2010

Da coluna de Carlos Damião (ND, 22/02/2010)
Um estudo técnico preliminar encomendado pela prefeitura de Florianópolis à Enescil Engenharia de Projetos revela que a alternativa de construção de um túnel ligando a Ilha de Santa Catarina ao Continente representaria o dobro do custo de uma nova ponte. Conforme a empresa consultada, uma ponte a 150 metros da Hercílio Luz, com moderna concepção arquitetônica (estaiada), custaria cerca de R$ 330 milhões.
Além de significar um investimento de quase R$ 700 milhões, o túnel apresentaria ainda outras desvantagens, como a manutenção: iluminação durante 24 horas, ventilação forçada, sistema de bombas elétricas para esgotamento de água, sistema de alarme contra incêndio e segurança policial para ciclistas e pedestres. Teria também um desconforto: muita gente não entra em túneis porque sofre de claustrofobia.
Novo símbolo
Outro detalhe importante em relação à nova ponte seria a possibilidade de criação de um novo símbolo de Florianópolis, alinhado de maneira harmônica com a Ponte Hercílio Luz. Diferente da situação atual, já que o conjunto formado pelas pontes Colombo Salles e Pedro Ivo seguiu um projeto que era muito comum no regime militar – o concreto puro e simples, sem arrojo arquitetônico.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *