Internet sem fio na escola
25/02/2010
Floram fará plantio de frutíferas no Saco dos Limões
25/02/2010

Telecentros em expansão

Governo promete ajudar na abertura de 3 mil estabelecimentos com acesso gratuito à internet.

O governo federal vai apoiar a implantação de 3 mil novos telecentros – locais de acesso gratuito à internet – e reequipar outros 5 mil existentes em todo o país pelo projeto Telecentros.BR.

Entidades públicas e privadas sem fins lucrativos podem participar da seleção enviando projetos até o dia 26 de março.

Em Santa Catarina, de acordo com o Observatório Nacional de Inclusão Digital, existem 224 telecentros. O Casa Brasil Vidal Ramos, em Florianópolis, é um deles. Além da Capital, outras 142 cidades do Estado têm esses estabelecimentos.

O edital que define os critérios de escolha dos projetos foi publicado ontem no Diário Oficial da União. O Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades deve investir cerca de R$ 165 milhões para aquisição de equipamentos e mobiliário, conexão em banda larga, concessão de bolsas para formação de monitores e implantação de uma rede de formação. Os recursos fazem parte dos orçamentos dos ministérios das Comunicações, de Ciência e Tecnologia e do Planejamento.

As entidades com propostas aprovadas deverão receber, para cada telecentro, 10 computadores, conexão à internet, servidor de acesso, mobiliário e um monitor para ajudar os usuários. Esse monitor receberá uma bolsa mensal de R$ 484, por quatro horas diárias de atendimento e duas horas de formação. A compra e a distribuição dos bens e serviços serão feitas pelo governo federal.

De acordo com o edital, os telecentros terão que funcionar no mínimo 30 horas por semana. A expectativa do governo é de que a ampliação da rede beneficie mais de 8 milhões de pessoas. O edital completo está em www.inclusaodigital.gov.br/telecentros.

(DC, 25/02/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *