1º Fórum das Américas sobre Mobilidade nas Cidades será realizado em Florianópolis
05/02/2010
Mudanças em dois tempos
05/02/2010

Obra do Elevado da Seta exclui ciclistas e pedestres

Nesta semana a ViaCiclo oficiou a Secretaria de Obras de Florianópolis sobre a grave situação do canteiro de obras do Elevado da Seta, no bairro Costeira do Pirajubaé. Desde o início das obras, em setembro último, a empreiteira contratada interrompeu a passagem de ciclistas e pedestres pelo local, impedindo-os de alcançar a ciclovia e a calçada da Via Expressa e outros equipamentos do aterro.
“Regra geral, todo ‘melhoramento viário’ tem significado a piora da vida de ciclistas, pedestres e cadeirantes, pois tudo fica mais longe e mais perigoso: para tentar incluir ainda mais os carros, exclui-se o ser humano”, afirma o Diretor Administrativo da ViaCiclo, André Geraldo Soares.
Entrevista realizada com moradores e comerciantes no local da obra confirmou que é grande a quantidade de ciclistas e pedestres prejudicados, os quais deixaram de ter acesso à pista mais segura para pedalar e à maior área de lazer da região.
A ViaCiclo requereu à Secretaria de Obras que seja instalada uma passagem provisória segura para os ciclistas e pedestres alcançarem o aterro; requereu também que em todo o entroncamento viário do Trevo da Seta, que se tornará mais ainda mais perigoso devido ao adensamento de veículos motorizados transitando em alta velocidade, seja construída ciclovia e calçada com acessibilidade às pessoas com deficiência, permitindo o deslocamento ativo entre os bairros.
Segundo o Diretor da ViaCiclo, é importante que a sociedade se mobilize para garantir seu direito de acesso da cidade e para lembrar o poder público de seus compromissos com a qualidade de vida: “ouvimos muitas declarações favoráveis à educação para o trânsito e à mobilidade sustentável, mas infelizmente as medidas governamentais continuam fiéis ao modelo excludente e, ao final, sem saída”.
(Viaciclo, 04/02/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *