Poder publico e turismo
01/02/2010
A cidade em 2015
01/02/2010

“O turismo de Santa Catarina é algo único”

Jean-Claude Baumgarten, presidente do WTTC
O presidente do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC), Jean-Claude Baumgarten, defende que Santa Catarina não deve ter apenas resorts e hotéis cinco estrelas, mas sim aproveitar a diversidade que favorece a região. O depoimento foi dado na semana passada, em Paris, quando ele esteve com o governador Luiz Henrique da Silveira, que lidera missão internacional. Admirador de SC, Baumgarten esteve em Florianópolis para a reunião anual do WTTC, em maio de 2009.Em outubro, retornou para apresentar o relatório do evento que reuniu as principais lideranças do turismo mundial.
Em Paris, ele atendeu o DC no escritório do arquiteto Christian de Portzamparc, responsável pelo projeto do Centro Cultural Brasil-França, que deve ser construído em Florianópolis.
Diário Catarinense – Como foi o ano de 2009 para o segmento do turismo no mundo?
Jean-Claude Baumgarten – O ano de 2009 foi o pior dos últimos 13 ou 14 anos. O PIB do setor caiu 5,5%. Nós já tivemos uma movimentação de US$ 20 bilhões e no ano passado não ultrapassou US$ 13 bilhões.
DC – E o que é possível esperar para o setor em 2010?
Baumgarten – Não dá para dizer que a crise econômica internacional afetou a todos da mesma forma. Os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) por exemplo, saíram mais rápido da crise do que os países da Europa e os Estados Unidos. A expectativa de crescimento da China para 2010 é de 8% ou 9%. E o Brasil deve crescer 5% ou 6 %, percentual muito acima do que os Estados Unidos, que não devem ultrapassar o crescimento de 1%.
DC – O WTTC apresentou um diagnóstico do turismo catarinense, mostrando nossas vulnerabilidades em infraestrutura, como aeroportos e estradas. Qual a perspectiva para o turismo de Santa Catarina em 2010?
Baumgarten – A realização do encontro anual do WTTC em Florianópolis e o relatório que fizemos foram o primeiro passo. Muita gente importante foi para Santa Catarina no evento. Pessoas de outras cidades, de outros países. Este é um trabalho de longo prazo. Santa Catarina teve visibilidade. Os grandes empreendedores do turismo global estiveram em Florianópolis, como hoteleiros e operadores. Esse pessoal passou a conhecer Santa Catarina e, com o relatório, as pessoas passam a entender mais ainda. O fato de o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, ser palestrante do congresso anual agora em maio, em Pequim, na China, será mais um passo importante para divulgar o Estado.
DC – Santa Catarina deve investir apenas no turismo qualificado, com hotéis cinco estrelas, ou deve pensar no turismo de massa?
Baumgarten – Esse debate sobre turismo de massa ou de elite está superado. Eu tenho paixão por Santa Catarina. O turismo de SC é algo único. As pessoas querem diversidade. E vocês têm do surfe ao turismo para visitar vinícolas, têm lindas praias. É possível ter tanto turismo de classe A como para outros públicos. O mais importante é que o turista vem e volta. Mas, por favor, só hotéis cinco estrelas, não.
(DC, 31/01/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *