COMDES planeja ações para 2010
23/02/2010
Associação projeta novo ano com otimismo
23/02/2010

Fórum internacional promove troca de experiências sobre mobilidade nas cidades

Nos dias 22, 23 e 24 de março de 2010, Florianópolis será palco do I Fórum das Américas sobre Mobilidade Urbana nas Cidades. Com o objetivo principal de promover a troca de experiências entre cidades para a solução de problemas dentro dos preceitos da sustentabilidade, o encontro vai trazer profissionais especializados do mundo todo. Serão painéis sobre acessibilidade, ciclovias, transporte motorizado individual e coletivo, metrô subterrâneo, mono-trem, teleféricos, transporte marítimo e transporte aéreo. A bicicleta como meio de transporte será um dos destaques do evento, citado em entrevista pelo presidente do IPUF, Átila dos Santos, como “vital para um município que tem no turismo uma de suas principais atividades econômicas e é reconhecido mundialmente pela sua qualidade de vida”. Leia mais.

Nos dias 22, 23 e 24 de março de 2010, Florianópolis será palco do I Fórum das Américas sobre Mobilidade Urbana nas Cidades. Com o objetivo principal de promover a troca de experiências entre cidades para a solução de problemas dentro dos preceitos da sustentabilidade, o encontro vai trazer profissionais especializados do mundo todo. Serão painéis sobre acessibilidade, ciclovias, transporte motorizado individual e coletivo, metrô subterrâneo, mono-trem, teleféricos, transporte marítimo e transporte aéreo.
As necessidades de mobilidade cresceram e com isso, os problemas relacionados aos transportes existentes aumentaram, criando conflitos que interferem na qualidade de vida das cidades. Diante deste quadro e da complexidade do tema, o Fórum vem para incentivar o debate no sentido de criar instrumentos de atuação e sensibilização. O evento servirá como uma plataforma de comunicação e informação e vai reunir representações políticas, profissionais, representantes do setor privado e civil para discutir o assunto que mais estampa os jornais do mundo todo: a mobilidade humana.
Será a oportunidade de debater e promover o intercâmbio de informações a nível internacional. O Fórum acontece no Teatro Pedro Ivo Campos e está sendo promovido conjuntamente pela Prefeitura de Florianópolis, através do Instituto de Planejamento Urbano – IPUF -, e pela rede Cities for Mobility. Organizam o Fórum a ShopConsult Marketing & Eventos e o Instituto DiverSCidades, que conta com a parceria técnica do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina – CREA/SC e da Federação Catarinense dos Municípios – FECAM. O evento tem o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina.
Participe você deste debate e contribua para a melhoria da qualidade de vida humana. Acesse o site www.mobilidadenascidades.com.br e faça sua inscrição.
Bicicleta – O meio de transporte mais prático será tema do Fórum de debates sobre Mobilidade em Florianópolis
O 1º Fórum das Américas sobre Mobilidade nas Cidades vai levantar assuntos importantes como acessibilidade, transportes públicos, via de acesso, trem e a bicicleta. Hoje pode-se notar que existem poucas pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte. Sua função geralmente é de lazer.
A maioria dos trabalhadores se desloca em automóveis próprios. Isso, devido a rapidez do carro para chegar ao destino e a falta de boas opções diferentes de transportes ou a falta de boas ciclovias de acesso.
A bicicleta poderia ser uma boa opção de transporte, considerando que através dela a cidade estaria solucionando pelo menos dois problemas visíveis diariamente, como o engarrafamento e a poluição.
Por isso, o IPUF considera fundamental que seja dada a bicicleta o tratamento adequado ao papel que ela pode vir a desempenhar nos deslocamentos urbanos de milhares de pessoas. No dia 23 de março, o segundo painel vai discutir as melhores formas de ciclovias existentes em todo o mundo. Com isso, o Fórum de debates ao final do dia irá discutir como implantar cada exemplo colocado como solução para os problemas de mobilidade na cidade de Florianópolis e do mundo.
Presidente do IPUF fala sobre o Primeiro Fórum de Mobilidade nas Cidades que acontecerá em março, na capital catarinense
Em entrevista a assessoria do evento, o Presidente do IPUF, Átila Rocha dos Santos nos apresenta o cenário atual de Florianópolis e a importância desse Fórum para a Cidade e para o mundo.
Pergunta: Qual a importância da mobilidade urbana para Florianópolis?
Átila: É vital para um município que tem no turismo uma de suas principais atividades econômicas e é reconhecido mundialmente pela sua qualidade de vida.
Pergunta: A mobilidade vem sendo um dos temas mais discutidos aqui em Florianópolis. Quais as medidas que devem ser tomadas para melhorar as condições de vida da população em relação a esta mobilidade?
Átila: Investir na infraestrutura viária, no transporte coletivo e outros modais de transporte, além de campanhas de desestimulo ao uso do transporte individual.
Pergunta: É verdade que esta questão não depende apenas do poder Público, mas também da iniciativa privada e dos cidadãos catarinenses? Por quê?
Átila: Sim é também uma opção de investimentos para a iniciativa privada, através das PPP’s e de conscientização dos cidadãos.
Pergunta: O Fórum que será realizado pelo Ipuf está sendo preparado pensando em todos os problemas da nossa cidade? Qual o objetivo deste evento?
Átila: Reunir em Florianópolis os maiores especialistas em diversos modais de transporte para posteriormente avaliar a melhor forma de utilização de cada solução proposta.
Pergunta: O que o IPUF pretende com a vinda de nomes importantes nacionais e internacionais na área de mobilidade?
Átila: Criar uma massa crítica sobre cada modalidade apresentada.
Pergunta: Existe algum projeto no Ipuf para o futuro após este evento?
Átila: O grande projeto do IPUF é o novo Plano Diretor e a fase de intenso planejamento que acontecerá após a aprovação do mesmo.
O IPUF está se preparando para reassumir o seu grande objetivo institucional que é o Planejamento Urbano. Neste momento estamos digitalizando todos os projetos já elaborados para o sistema viário e que se encontravam esquecidos. Em 2009, fruto de medidas de contenção de despesas e eliminação dos desperdícios adotadas no órgão, o IPUF fechará o seu balanço com um superávit financeiro de R$ 2 milhões, o que permitirá que em 2010 possamos voltar a investir em projetos e planejamento do sistema viário, além de já termos iniciado contatos com instituições financeiras para a contratação de financiamentos. Estamos também planejando um encontro com os prefeitos da nossa região metropolitana para apresentação do modelo urbano-ambiental e outras propostas contidas no nosso Plano Diretor Participativo, de interesse comum.
Pergunta: Como o Sr. diria ser “A Cidade que queremos” ou “a cidade que desejamos”?
Átila: Uma cidade que possa aliar o desenvolvimento econômico sustentável com a preservação de nossas belezas naturais.
(Com informações do I Fórum das Américas sobre Mobilidade Urbana nas Cidades)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *