Vale do Silício tupiniquim: o papel da universidade
22/02/2010
Cancelado show de Andrea Bocelli no aniversário de Floripa
23/02/2010

Escola Municipal terá um computador por aluno

Computador em sala de aula e com direito de ser levado para casa. A partir de março esta será realidade de alunos da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, Norte da Ilha de Santa Catarina. A ideia será colocada em prática graças a uma parceria entre a Secretaria de Educação de Florianópolis, Ministério da Educação e Fundação CERTI- Centros de Referência em Tecnologia Inovadora. Além de cada aluno do primeiro ano ao sexto ano, professores da unidade terão direito ao Laptop XO, equipamento que faz parte de um projeto educacional internacional com o objetivo de difundir o conhecimento e novas tecnologias às crianças. A entrega oficial de 416 computadores está marcada para o dia 18 de março. A CERTI, que junto ao Governo Federal viabilizou a doação dos equipamentos para capital catarinense, fará o acompanhamento da experiência no estabelecimento de ensino.

A diretora da Escola Aricomedes da Silva, Marizilda Alves de Araújo, assinala que a vinda dos equipamentos será um incentivo a mais para que os alunos aprendam os conteúdos das disciplinas. “Todos poderão acessar a internet como ferramenta de pesquisa, o que vai proporcionar aos alunos mais uma nova motivação para estudar”, acrescenta. A diretora acredita que com o laptop será possível diminuir o número de faltas dos alunos, que se sentirão empolgados em ir para a escola. No Rio de Janeiro, após a introdução de um computador por aluno, houve em 2008 um índice de evasão escolar de 0,6% e alta taxa de aprovação: 89,9%.

Por outro lado, Marizilda Alves de Araújo faz questão de lembrar que os computadores não serão usados em 100% do tempo. Ela frisa que é o professor quem decidirá quais as atividades que serão feitas com o auxílio do computador.

No final das aulas, cada aluno poderá levar o laptop para casa para complementação de atividades pedagógicas. Conforme o Diretor de Educação Continuada da Secretaria de Educação de Florianópolis, Roberto Régis, esta ação pode aproximar também as famílias da escola, assim como promover a inclusão digital. “Os estudantes poderão fazer intercâmbio com os colegas da escola e professores, mostrando fotos da família, do bairro ou da rua onde moram. Poderão ainda iniciar pais e irmãos no mundo da informática”, destaca.

O Laptop XO, em cor verde, tem 1 GB de memória e HD de 256 MB. A tela é de 7 polegadas e acoplado ao equipamento há uma câmera de vídeo. Entre outras vantagens, a criançada terá à disposição jogos educacionais e editor de texto. O Laptop pode ser carregado facilmente como se fosse uma pasta ou bolsa.

(PMF, 18/02/2010)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *